D+ Titulo
Balé leva talento da região para os Estados Unidos
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
03/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma das jovens mais promissoras na dança, Paula Alves, 17 anos, já se apresentou em muitos palcos do Exterior. A bailarina, que nasceu, estuda e vive em São Caetano, esteve duas vezes no Prix de Lausanne, na Suíça, e uma no Youth America Grand Prix, em Nova York, dois dos mais importantes concursos do mundo. Em 2013, chegou até mesmo a dançar no Teatro Bolshoi, em Moscou. “Foi incrível. Uma sensação única.”

No entanto, é no Festival de Dança de Joinville que Paula se sente em casa. Desde os 9 anos, ela se apresenta no evento, o maior do mundo em número de participantes; só neste ano, são cerca de 6.500. “É onde me sinto melhor. Posso dançar em vários lugares do mundo. Mas, não tem jeito, é daqui que mais gosto. A cidade inteira respira a arte. É muito emocionante.” 

Paula iniciou o balé clássico aos 5 anos na Fundação das Artes de São Caetano. Aos 10, foi para a Especial Academia de Ballet, na Capital, onde permanece. Com o Grupo Especial, neste ano, a bailarina dançou dois conjuntos na mostra competitiva e apresentou o espetáculo Três Olhares na Estímulo Mostra de Dança, iniciativa do festival que tem o objetivo de incentivar estudantes, escolas e profissionais da área. 

Os anos de extrema dedicação à arte – são cerca de seis horas diárias, entre aulas e ensaios – já rendem frutos. Neste mês, a bailarina embarca para os Estados Unidos. Em junho, conquistou contrato para atuar profissionalmente no Texas Ballet Theater, onde dançará obras clássicas e neoclássicas. “Pretendo crescer muito como bailarina. Meu sonho é fazer parte do ABT (American Ballet Theater), em Nova York, mas prefiro não me prender a isso, pois com o tempo tudo vai acontecendo naturalmente.”

Paula já sabe que não será fácil ficar longe da família e amigos. Entretanto, está pronta para encarar o desafio. “Sei que me darão força para não desistir.”

A jornalista Juliana Ravelli viajou a convite do Instituto Festival de Dança




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;