Diarinho Titulo
O mundo mágico da animação
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
03/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O universo da animação é imenso. Dá para produzir filme usando lápis de cor, massinha, colagem e o que mais vier na imaginação. Quem quiser conhecer mais sobre essa arte não pode perder o Anima Mundi, que acontece de quarta (6) a domingo (10) no Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1.475, tel.: 3288-6780), em São Paulo.

É o segundo maior festival de animação das Américas e exibe curtas e longas de vários países, com diferentes temas e técnicas de produção.

Marcos Magalhães, diretor do evento, explica que um dos objetivos é provar que todos podem ser animadores. “Queremos dar referências, mostrar que existem várias possibilidades para fazer um filme.”

Todos os dias há sessões destinadas ao público infantil, com temas variados sobre essa fase da vida. O Guardião do Moinho, por exemplo, fala sobre bullying, enquanto Bendik & Monsteret retrata o preconceito e a formação de identidade. 

Na quarta (6), às 15h, e no sábado (9), às 13h, tem o curta Erros, de Rodrigo Soldado, sobre menino que se dá mal o tempo todo. “Mostra que, mesmo que a gente erre bastante, não é para se desesperar. Não precisamos ser perfeitos”, afirma Rodrigo. Para ele, toda animação tem algo a ensinar. “Em geral, a mensagem vem escondida e fica na cabeça. É ótima maneira de aprender.”

As animações também aumentam o conhecimento sobre o mundo em que vivemos. “Desperta visão diferente de coisas que acontecem no cotidiano. Em alguns minutos, o público pode descobrir novas possibilidades, questões e problemas”, afirma o diretor Marcos. 

As sessões infantis acontecem entre quarta e sábado, das 13h às 15h, e domingo, entre 12h e 16h. Ingresso:R$ 10 e R$ 5. Confira a programação completa no www.animamundi.com.br. Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no www.itaucinemas.com.br.

Veja o que vai rolar!

Nina Needs to Go (Reino Unido) é série sobre a garotinha que sempre tem vontade de usar o banheiro numa situação inesperada. Com ajuda do irmão e da avó, consegue enfrentar os obstáculos. O desenho será exibido sexta (8), às 15h, e sábado, às 14h30.

No longa O Menino e o Mundo (Brasil), um garoto sofre com a ausência do pai e deixa sua aldeia para descobrir uma realidade bem diferente. As imagens lembram ilustrações infantis e a trilha sonora é encantadora. Será exibido domingo (10), às 16h.

 

Munya em mim (Holanda) é curta em stop motion sobre garota de 10 anos que está acima do peso. Ela sofre bullying dos colegas sempre que precisa ir ao supermercado para a mãe. Será exibido quinta (7), às 13h, e sábado (9), às 14h.

Minhocas (Brasil) é longa que conta como três jovens amigos enfrentam o terrível tatu-bola Big Wig. O vilão deseja hipnotizar todas as minhocas e construir um império. Fala sobre amizade e confiar em si mesmo. Será exibido domingo (10), às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;