D+ Titulo Edição 192
Diversão garantida no Natal

Enquanto uns preferem ver TV ou ficar no computador,
tem quem prefira colocar conversa em dia com a família

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
23/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Natal da família Bertoni de Santo André está longe de ser tedioso. Enquanto tem gente que prefere ficar em frente à TV ou ao computador, eles aproveitam para se divertir e colocar o papo em dia. Neste ano, a turma vai curtir a festa em Santos, na casa de um dos primos. "O Natal é um momento para reunir a família e, claro, comer bastante. Não tem como ser chato", diz Luiz Henrique, 18 anos.

Os preparativos sempre começam na manhã do dia 24 e todos ajudam a organizar a celebração, desde arrumar a decoração até pensar nas brincadeiras. Uma vez, a família chegou até a fazer um cronograma para dividir e organizar as tarefas. Quando comemoram em Santo André, costumam se encontrar cedinho na casa do anfitrião para ajeitar tudo. Os adultos são responsáveis pelos pratos salgados e doces, e os primos cuidam do entretenimento.

Amigo e inimigo-secreto não podem faltar. "É legal porque sempre pensamos em presentes engraçados para o inimigo", diz Rafaella, 14. Em vez de descrever quem tiraram, desenham as características da pessoa em uma lousa. Além disso, no Natal dos Bertoni, o Papai-Noel é convidado de honra. "É divertido demais. Não tem como perder o espírito da festa", afirma Gabriela, 17.

Como a família é grande (ao todo são 25 pessoas), eles aproveitam o momento para passar uma retrospectiva com fotos antigas e uma coletânea dos eventos do ano. As imagens rendem boas risadas. "Ninguém gosta de se ver, mas é legal para zoar", garantem os primos Vitor Henrique, 10, e Pedro Henrique, 13.

E quem pensa que a festa acaba depois da ceia está enganado. Eles ainda arranjam tempo e disposição para espalhar colchões pela sala e assistir a filmes. A conversa dura altas horas, até todo mundo dormir. No dia 25, levantam tarde e passam o dia juntos. "Já teve apresentação de talentos em um ano", lembra Beatriz, 15.

Caio Henrique, 16, tenta explicar o segredo de tanta alegria e sintonia. "Como temos quase a mesma idade, a família acaba sendo mais unida. Nos damos bem, não tem como ficar sem assunto ou deslocado." E você? Já pensou no que vai fazer amanhã? Inspiração é o que não falta!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;