Setecidades Titulo Tragédia
Estudante morre ao
ser atingido por raio

Acidente aconteceu na tarde de ontem, enquanto meninos
jogavam futebol, em Ribeirão Pires; chovia forte na cidade

Rafael Ribeiro
do Diário do Grande ABC
21/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O estudante Guilherme Ferraz Romanha, 11 anos, morreu na tarde de ontem após ser atingido por raio enquanto jogava futebol com amigos no Estádio Municipal Vereador Valentino Redivo, na Vila Gomes.

Por volta das 16h30, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para socorrer a vítima. Chovia forte na cidade. Quando as equipes chegaram ao local, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já havia prestado atendimento e constatado a morte do garoto.

Segundo policiais que estiveram no local, os amigos de Guilherme ainda tentaram, em vão, ajudá-lo. A mãe do menino precisou de atendimento médico após receber a notícia e entrou em estado de choque.
Familiares presentes à Delegacia de Ribeirão Pires, onde o caso foi registrado como morte suspeita, não quiseram dar declarações.

O corpo de Guilherme foi encaminhado ao IML (Instituto Médico-Legal) por volta das 22h e, segundo funcionários, passaria por necropsia a partir das 7h de hoje. Não havia, até o fechamento desta edição, informações sobre o local do velório e enterro da vítima.

O estádio onde ocorreu o acidente é localizado em frente à Firp (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires), em local ermo. É bastante frequentado por moradores de bairros próximos à Vila Gomes, Crianças e adultos costumam praticar atividades físicas na área, que permanece aberta durante o dia.

Guilherme era um deles. Vivia em Mauá, no Jardim Esperança, a 2,5 quilômetros do estádio. O funcionário público Claudionor José de Lima, 64 anos, que mora próximo à casa do garoto, conta que a área é um dos principais atrativos para as crianças no período de férias. "Esse menino (Guilherme) era muito ativo. Sempre o via brincando na rua, jogando bola. Muito triste a forma como isso aconteceu. A gente sente como se fosse parente nosso."

PRECAUÇÃO

O tenente-coronel Roberto Alboredo, comandante do Corpo de Bombeiros do Grande ABC, sugere que, em caso de tempestades com raios e relâmpagos, a pessoa procure abrigo. "Não se pode ficar em local descampado, pois o risco é maior e não se sabe onde a descarga cairá exatamente."

Outra recomendação é para prestar atenção no tipo de cobertura escolhida para o abrigo. "Superfície metálica não é o ideal, pois o material conduz a corrente elétrica. Também não é bom ficar embaixo de árvores, já que podem atrair os raios devido à altura", explica.

Segundo Alboredo, as precauções já devem começar a ser seguidas mesmo antes do início da chuva. "Alguns raios começam a cair momentos antes da tempestade." O tenente-coronel alerta também que quem estiver em superfície aquática, como rio, represa ou piscina, deve sair da água imediatamente após ouvir trovões.

Conforme informações do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), entidade vinculada ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ribeirão Pires é considerada cidade com atividade elétrica atmosférica moderada, registrando em média 11 flashes por km² por ano.

Ainda de acordo o Elat, a energia de um raio gira em torno de 300 kWh, equivalente ao consumo mensal de uma casa pequena. (Colaboraram Fábio Munhoz e Cadu Proieti)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;