Setecidades Titulo Preservação
Igreja Matriz Velha
terá reforma em 2015

Anúncio é feito em missa de aniversário de São Caetano; shows também integram programação

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
29/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


São Caetano completou ontem 137 anos com missa campal em frente à Matriz Velha, no bairro Fundação. Na celebração, à qual compareceram cerca de 300 pessoas, o pároco da igreja, padre Reinaldo Reis Santos Lima, anunciou a reforma do espaço no próximo ano, promessa do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

“A nossa igreja é considerada monumento histórico, mas ainda não foi tombada. Mesmo assim, não podemos alterar a estrutura e precisamos urgente da reforma. A Prefeitura se comprometeu a fazer o serviço no ano que vem.”

O tombamento do edifício foi feito por meio de lei municipal, mas não foi registrado em cartório.

O prefeito confirmou a obra para 2015. “Ontem (domingo) visitei a igreja junto com o padre e constatei a necessidade e a urgência da reforma. A infraestrutura precisa receber manutenção e, por isso, garanti que vou cuidar disso no próximo ano.” Não há previsão de custo nem data para início das intervenções.

Após a cerimônia religiosa, moradores levaram para casa pedaços do tradicional bolo de aniversário. Neste ano, o doce tinha 330 quilos e foi doado pelas padarias da cidade. A aposentada Alice Martins dos Santos, 89 anos, participa da celebração há 40. “Desde que vim morar aqui, venho todo ano e levo o bolo para a família.”

SHOWS

Além da missa, a população assistiu, a partir das 13h, a shows de artistas como Naldo, Eduardo Costa, Turma do Pagode e Sorriso Maroto no pátio da Avenida Presidente Kennedy. Segundo a Polícia Militar, 15 mil pessoas compareceram e 6.000 ficaram do lado de fora, pois o espaço estava lotado. A equipe do Diário avistou, inclusive, gente que tentava pular o muro para entrar.

Maria Josenildo Nascimento, 41, chegou cedo. “Vim com a minha filha e estamos gostando muito”, disse. Já o ajudante Iglidio Soares, 36, trouxe a família. “A gente gosta muito do Eduardo Costa, mas para ficar pertinho tivemos que chegar ao meio-dia.”

PM testa uso de drone em monitoramento de eventos

Durante os shows de comemoração do aniversário de São Caetano, a PM (Polícia Militar) da cidade experimentou nova tecnologia para monitorar eventos de grande porte. O primeiro teste de um drone (aeronave não tripulada)com câmera para filmar as áreas no entorno da festa foi feito na tarde de ontem.

O aparelho utilizado pertence a João Carlos Cabocho, proprietário de uma empresa de foto e vídeo. A proposta para o teste foi feita pela polícia, após ver o equipamento em ação em evento na cidade. “Acho muito importante a utilização dessa tecnologia. O meu drone é de plástico, sendo que cada bateria suporta 25 minutos no ar e 700 metros de altura. Se ele perder o sinal por causa da distância, volta sozinho”, explicou Cabocho.

O comandante da PM em São Caetano, capitão João Francisco Terron, disse que deverão ser testados outros modelos. “Vamos tentar experimentar também na Festa Italiana, que começa neste fim de semana. Queremos ver a versatilidade do aparelho, usar outros de maior alcance. Nosso objetivo é principalmente flagrar venda de drogas e identificar criminosos. Quem sabe mais para frente podemos usá-lo até em perseguições a carros roubados”, afirmou.

A câmera que fica no dispositivo transmite as imagens em tempo real para o celular de quem o controla. O vídeo é gravado em cartão de memória, em alta definição.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;