Novo secretário vê redes sociais como ferramenta para
aproximar os munícipes com a Prefeitura de São Caetano
O novo secretário de Comunicação Social de São Caetano, Fernando Scarmelloti, tem como meta enxugar o número de funcionários e setores, a partir de sua posse, no dia 1º. Nomeado na semana passada para comandar o setor na gestão do prefeito eleito Paulo Pinheiro (PMDB), o futuro responsável pela Pasta também enxerga o uso de redes sociais como uma ferramenta para aproximar os munícipes com a Prefeitura.
De acordo com Scarmelloti, a Comunicação tem cerca de 30 funcionários e departamentos que podem ser compatibilizados em apenas um. "Uma das coisas que vai acabar é a separação de áreas de produção de notícias para o site e de atendimento à imprensa. A divisão de jornalismo será responsável por toda cobertura", projeta.
Atualmente, o setor de atendimento à imprensa não é ligado à Pasta de Comunicação, e sim ao gabinete do prefeito. Segundo o Palácio da Cerâmica, a secretaria possui seis funcionários de cerimonial, quatro fotógrafos, quatro jornalistas, um profissional para atendimento de site, dois administrativos, uma secretária, um designer e dois motoristas.
Scarmelloti segue realizando a transição com a responsável pela Comunicação na administração do prefeito José Auricchio Junior (PTB), Luciana Patara, para levantamento de gastos no setor, com intuito de planejar a contensão de custos. Segundo ele, parte dos profissionais da atual gestão pode ser mentida, mas a reposição de funcionários é inevitável, visto que um novo quadro de jornalistas será chamado para área, cuja composição estará definida até o fim do ano.
REDES SOCIAIS
Sob justificativa que terá Orçamento apertado para o próximo ano, dificilmente Pinheiro tratará a Comunicação como prioridade. O peemedebista terá atenção especial para Saúde e Educação. Por essa razão, Scarmelloti prevê ações mais em conta.
Logo, a utilização de redes sociais será um dos carros-chefes para divulgação de realizações da Prefeitura. Ferramentas como Facebook foram apostas do peemedebista para apresentar seu plano de governo durante a eleição municipal. A relação foi reforçada no jingle de campanha, com refrão "É para curtir, é para compartilhar".
"A cidade está 70% conectada (nas redes sociais), então temos um campo grande para atingir a população. O que vimos na campanha foi dos moradores usarem bastante o Facebook, que foi uma ferramenta importantíssima para passar nossas propostas", lembrou.
Além disso, Scarmelloti visa manter o elo entre a administração de Pinheiro com o público jovem, relação, que segundo ele, deu certo na busca de votos na acirrada disputa com a candidata governista, Regina Maura (PTB).
O futuro secretário também planeja reestruturar o site da Prefeitura e aproximar os jornalistas contratados para Comunicação das demais Pastas, para que ações da administração Pinheiro cheguem aos munícipes com maior agilidade.
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