Social Titulo Amizade
Dia para comemorar laços eternos
Social do Diário
20/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 A afetividade é fundamental para as saúdes mental e física. Tanto que até foi reservado um dia especial para celebrar as amizades, festejado hoje. As pessoas precisam desse relacionamento para sentir-se amadas e importantes. É o que diz a psicóloga, pesquisadora, professora e coordenadora do curso da área na Universidade Metodista de São Paulo, Carla Luciano Codani Hisatugo. “O sentimento de ter cuidado e carinho é necessário para o desenvolvimento psicológico”, ressalta Carla.

Compartilhar planos e pensamentos, além de ideias sobre diferentes aspectos são alguns dos principais benefícios. Nesta edição trazemos algumas entrevista para mostrar esse laço tão especial.</CW> <EM>

AFILHADO

A arquiteta são-caetanense Cinthia Garcia da Fontoura e a publicitária Silvia Palivanas Sério, de São Paulo, se conheceram no bairro Jardim São Caetano em uma situação engraçada. Elas andavam de bicicleta na vila e uma amiga as apresentou, quando olharam para um homem caindo no muro, próximo de onde estavam. “Era meu pai. Todas riram e saímos correndo para ajudá-lo. Relembramos sempre essa história”, afirma Cinthia. Recentemente, Silvia foi escolhida como madrinha do pequeno Enrico, que tem dois meses e meio. 

Resistência

A aceitação e respeito do limite do ser humano é uma das maiores virtudes da amizade. Assim define o banqueteiro Raul Fornero, de Santo André. Ele teve uma das maiores provas do carinho pela professora Gioia Leticia Penarrubia, quando teve de fazer transplante renal na época de faculdade. Gioia o acompanhou na hemodiálise. “Durante o processo, nunca senti que ela perguntaria se eu ia morrer ou falar que não daria certo. Era como se nada estivesse acontecendo”, afirma Fornero. A amizade dura há 39 anos e eles se encontram pelo menos três vezes por semana, principalmente na casa dele, onde cozinha pratos especiais.

Longa data

O cenário é há 30 anos no Condomínio América Central, no Centro de São Bernardo. Solange Arten foi uma das primeiras moradoras do prédio. Com o tempo, vieram as amizades, as brincadeiras, o primeiro beijo, os namoricos e outras fases da vida. A turma era composta por cerca de 20 pessoas. Há dois anos, pelo menos quatro deles Solange, a orientadora educacional Alessandra Fajardo, empresário Humberto Rosinholo e gerente comercial Eduardo Denis Costa retornaram com o contato e a promessa é de se encontrarem pelo menos uma vez por mês. “Somos irmãos de mães diferentes, um completa o outro”, conta Solange. Agora, a ideia é reunir toda a galera para uma festa em agosto.

Business

O laço entre os sócios da Golden Planejados, em Santo André, Adenilson de Souza Santana e Leandro Cardoso Alonso, começou com os negócios. Ambos trabalhavam no setor de vendas de móveis e a confiança veio com o tempo. Atualmente, acumulam 20 anos dessa parceria. “Quando se abre uma empresa é impossível controlar tudo sozinho. A amizade ajuda muito, neste caso”, afirma Leandro. Hoje, eles tem cinco unidades, entre Capital e região, para administrar na área de arquitetura e design de interiores, mas não deixam de reunir as famílias para bater um papo. Vale ressaltar que os empresários inauguraram, na terça-feira, loja na Avenida Portugal, em Santo André, com coquetel para convidados, familiares e parceiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;