Memória Titulo Memória
O canto italiano na Linha Jurubatuba

A tradição musical trazida pelos imigrantes italianos

Ademir Medici
18/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A tradição musical trazida pelos imigrantes italianos sacudirá a antiga Linha Jurubatuba de São Bernardo, amanhã. Atualmente a Linha Jurubatuba é o urbano bairro Assunção, dos Stangorlini, Marson, Breda, Damo, Bonicio, Sacilotto, Dellabarba, Moratti, Casa e tantas famílias mais. O duro trabalho com lenha, carvão e lavoura, para depois seguir pelo comércio e indústrias diversas, em especial a de móveis e fiação e tecelagem.

O canto alpino estará presente no 7º Encontro de Corais em Língua Italiana de São Bernardo. Imperdível.

Hoje, guiado por Marco Antonio da Silva (Quico), apresentamos mais três corais. As fotos são do 6º encontro, realizado em 2013, produzidas por Ana Maria Lotto.

7º Encontro de Corais em Língua Italiana

Data: sábado, dia 19

Horário: 16h

Local: Teatro Elis Regina

Endereço: Avenida João Firmino, bairro Assunção

Entrada franca

Sapore D’Itália

Criação: 1994. Pertence ao Circolo Sociale Calabrese di San Paulo. Integrantes: 25, a maioria de origem italiana. Executa canções italianas de todos os tempos; líricas, românticas, napolitanas, regionais, tarantelas. Canta também em missas em italiano. Presente em festas italianas, encontros de corais e apresentações na televisão.

Regente: Rosa A. Sales Lima

Teclado: Suely Murano

Solo: Francisco Mar Del Rio (Ciccillo)

Grupo de dança: Folk La Bella Italia

Nesta audição: seis números, abrindo com Libiamo nei Lieti Calici (Brindisi), da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi.

Grupo Folklorístico Stella Bianca de Jarinu

Criação: 2005, a partir da união de três grupos locais: Coral Canto a Capella, Coral Canto e Riso e Grupo de Dança. Entre os integrantes, jovens, estudantes, da melhor idade, profissionais, aposentados, agricultores. O repertório é variável e homenageia as regiões do Norte ao Sul da Itália.

Regente e acordeon: Jederson Machado

Violão: Olga Junqueira Farto

Nesta audição: um pot-pourri.

Stella Alpina de Piracicaba

Criação: 1990. Iniciou com a ideia de resgatar a música dos imigrantes da colônia trentino/tirolesa local, diversificando estilos. Construiu sede própria no bairro Santa Olímpia. Já se apresentou em Trento, Itália, e em Santa Catarina, Paraná e Bahia. Gravou três CDs.

Regente: Jânea Falcão

Nesta audição: quatro números, entre os quais Affresco Italiano, com arranjo de Lamberto Pietropoli.

Coro Càneva de Piracicaba

Criação: 2002. Vozes masculinas. Uma ramificação do Stella Alpina. Seu repertório é o canto de montanha a quatro vozes, a capella. Entre seus trabalhos, tem o CD Na Volta gh’era, com repertório típico.

Regente: Jânea Falcão

Nesta audição: três canções, entre as quais Montagnes Valdotaines (G. Malatesta).

Missa em Italiano

Quando: domingo, dia 20, ao meio-dia, na Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem, a Igreja Matriz de São Bernardo. Após a realização da missa, celebrada integralmente em italiano, haverá feijoada no Salão Paroquial. Os ingressos estão à venda na secretaria da basílica. Preço por pessoa: R$ 20. Convidem também seus familiares e amigos.

Da obra de Mário Mastrotti, no Diário,

Cubinho em: Anistia. O ANO: 1979.

Visite exposição na Biblioteca Central da UMESP. Até 31 de julho;

blog do cubinho: http://personagemcubinho.blogspot.com

Em 18 de julho de...

1924 – Revolução em São Paulo. Manchete do Estadão: o bombardeio da cidade, Associação Comercial e os acontecimentos; o programa político dos revolucionários; os combates nos últimos dias.

Ontem, o 13º dia: um disparo caiu sobre um teatro transformado em abrigo, produzindo numerosas vítimas entre os abrigados.

1929 – Estação de Santo André ganha o atual nome – até então era Estação de São Bernardo.

1974 – Inaugurado o Supermercado Ao Barateiro, em Piraporinha, Diadema.

– Estreia, no Teatro Municipal de Santo André, o Ballet Brasileiro da Bahia.

Hoje

Dia Nacional do Trovador

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 18 de julho de 1984 – ano 27, nº 5573

Manchete – PDS ainda busca a unidade partidária

Tributos Domésticos (terceira reportagem da série, por Elianete Simões) – Água e esgoto, mais um reajuste em agosto. Como fica a região; tarifas elevadas, poucos serviços.

Ribeirão Pires – Criadas as primeiras quatro secretarias municipais: Negócios Jurídicos e Administrativos; Finanças; Obras e Planejamento; Educação, Saúde e Relações Sociais.

Dia do Comerciante – Acisa incentiva campanhas de vendas e mobiliza os seus 820 filiados.

Santos do dia

- Arnolfo de Metz. Viveu em Gália (França) entre os anos de 582 e 641. Foi bispo de Metz. Deixou o bispado para se dedicar apenas às orações, à penitência e à caridade no resto dos seus dias.

- Bruno

- Estácio

- Frederico de Utrecht. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;