Cultura & Lazer Titulo Gastronomia
Queijo no papel principal
Por Camilla Feltrin
Especial para o Diário
09/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Em pratos salgados, o queijo serve para salpicar algumas receitas e dar um gostinho a mais nos alimentos, principalmente massas. Porém, em muitas outras ocasiões é possível usá-lo como protagonista.

De acordo com o relatório de aquisição familiar do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) o brasileiro consome a média de 2 kg de queijos ao longo do ano. Sendo os moradores da região Sul, os mais fãs do laticínio, com 2,7 kg por cabeça e a região Norte a de menor consumo, com a média de 800 g por habitante. Segundo o ranking, os queijos mais consumidos são o tipo minas, muçarela e prato. Os moradores da região Sudeste ingerem mais de 200 g anuais de requeijão.

No Brasil, os principais tipos de queijo produzidos são feito à base de leite de vaca e também de búfala, que ganham uma característica particular: o formato. É possível encontrar queijos de búfala em barras, bolinhas e tranças.

A composição de nutrientes do queijo varia muito. Enquanto o minas frescal apresenta 75 kcal para cada porção de 100 g, os valores vão aumentando de acordo com o tipo de queijo. Para a mesma quantidade, a muçarela tem 85 kcal, o queijo prato e queijão tem 105 cada.

O queijo é um importante alimento. Segundo dados da Abiq (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo), se for consumido pelo menos três vezes ao dia, fornece nutrientes que contribuem para o atendimento diário de cerca de 35% das necessidades de cálcio, fundamental na formação das estruturas ósseas e cartilaginosas. 


RECEITAS


CHUTNEY DE QUEIJO
Gustavo de Angelis

Ingredientes
15 tomates sem pele e sem semente cortados em oito
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de vinagre
1 xícara (chá) de sal
3 pimentas vermelhas inteiras
1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em uma panela e deixe por três horas no fogo baixo. Depois de pronto o chutney, coloque em cima de queijos coalhos na brasa. Finalize com folhas de manjericão.

MIL FOLHAS DE PARMESÃO
Murilo Carvalho


Ingredientes
150 g de queijo parmesão ralado
6 folhas de manjericão grande
3 tomates maduro ou 6 tomates cereja
20 g de alcaparras
100 g de presunto Parma
1 dente se alho assado
30 ml de azeite
30 ml de azeite de oliva extra-virgem de boa qualidade
5 g de orégano
5 g de pistache sal e pimenta

Modo de preparo
Retire as sementes dos tomates e a pele com água fervente. Refogue os tomates em azeite ate que se cozinhem. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto. Cozinhe até que se seque o liquido da panela. Em uma frigideira, coloque o queijo parmesão em forma de círculos e leve ao fogo para que o queijo se funda e forme um disco. Faça três discos de parmesão e reserve. Asse uma cabeça de alho envolta em papel-alumínio junto com um pouco de açúcar e azeite. Fatie o presunto Parma bem fino e lave bem as folhas de manjericão. Coloque um disco de parmesão no meio do prato e coloque um presunto parma por cima, depois, o fondant de tomate, uma folha de manjericão e um fio de azeite extravirgem. Coloque outro disco de parmesão e repita mesmo que foi feito embaixo. Decore com uma folha de manjericão em cima do último disco.

TORTA DE QUEIJO COM BERINJELA
Daniel Figueiredo

Ingredientes
Recheio
2 tomates grandes e maduros
1 peça de queijo gruyère ralado
1 berinjela média
mostarda de Dijon
cebola, alho, sal e ervas frescas picadas
azeite

Massa
200 g de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de sal
100 g de manteiga sem sal, em cubos
1 ovo
2 colheres (chá) de água

Modo de preparo
Recheio:
Refogue a berinjela em cubos com cebola e alho. Deixe esfriar e reserve. Disponha a berinjela na base da massa e depois cubra com o queijo, seguido das rodelas de tomate. Salpique com manjericão e leve ao forno até que a massa asse completamente.

Massa:
Misture a farinha e o sal, junte a manteiga esfregando com os dedos, junte o ovo e a água suficiente para dar liga. Enrole em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;