Setecidades Titulo Concurso
Diadema vence 6º Desafio de Redação
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
30/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Em sua sexta edição, o Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário, teve Diadema como protagonista. A estudante Mayra Caroline dos Anjos, 17 anos, da EE General José Artigas, foi a vencedora da bolsa de estudos integral na USCS (Universidade Municipal de São Caetano) após sua produção sobre o tema Álcool, você não precisa disso para se dar bem ter sido eleita a melhor entre as realizadas por alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da região.

O evento, que distribuiu 54 prêmios, entre notebooks, televisores e bicicletas, para alunos divididos em seis categorias, foi realizado na tarde de ontem, em São Caetano, e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Para ele, o evento é uma forma de comemorar um ano da sanção da Lei 14.592, de 2011, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores. "Além de estimular a educação e a língua pátria, a ação preserva a vida dos jovens, o que traz benefícios para a família e para a sociedade."

A festa foi comandada pelos apresentadores Paulinho Serra e Tatá Werneck, da MTV. Com humor, ambos levaram ao público a mensagem de que a bebida alcoólica não traz benefícios. "A adolescência é o momento em que estamos buscando quem somos, por isso a importância das influências positivas", diz Serra.

A estudante premiada confessou que temia não ter condições de cursar a faculdade de Design de Interiores, conforme sua vontade, a partir do próximo ano. "Teria que encontrar um emprego para poder pagar o curso", destaca Mayra.

O concurso, que começou em setembro, tem parceria do governo do Estado, apoio da Ecovias e co-realização da USCS.

PROFESSOR

Em categoria à parte, a professora de Língua Portuguesa Mônica Antonio da Silva, da EE Yolanda Noronha Nascimento, de São Bernardo, foi a campeã entre os 224 docentes que produziram redações para o concurso literário. Ela levou um tablet para casa. "Minha ideia não era participar, mas resolvi apostar com os alunos e ver quem acabaria mais rápido. Foi um estímulo e agora que ganhei eles vão ter mais vontade de escrever e participar de competições." (colaborou Caroline Garcia)

Animação da torcida de Mauá leva prêmio

Em 24 horas, os alunos da EE Vila Magini, em Mauá, conseguiram se organizar para faturar o prêmio de torcida mais animada da cerimônia final da sexta edição do Desafio de Redação. Todos os estudantes estavam devidamente uniformizados, com camisetas preparadas exclusivamente para o dia. Além do nome da escola, havia também a palavra ‘superação' estampada nas vestimentas. Pompons não faltaram. A premiação para a unidade de ensino foi de R$ 5.000.

Na volta da vitória, os 40 alunos fizeram a coreografia da música Gangnam Style, do cantor sul coreano Psy, no improviso, segundo eles. "Não deu tempo de ensaiar praticamente nada, montamos tudo dentro do ônibus, no caminho", garante Gleice Pereira, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio.

A professora de Artes Ana Maria Sapanos, que comandava a comitiva, afirmou que é pé-quente. "É o terceiro ano seguido que participo com escolas diferentes e ganho. Estou me sentindo expert no assunto, o que motiva o pessoal."

De óculos escuros e pompons na mão, Thiago Pereira, 14, garante que animação nunca faltou na Vila Magini. "Outras escolas dizem que a gente só ganha prata. O prêmio de hoje prova que somos os melhores. É a seiva da nossa inspiração", diz o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a professora, a diretoria fará reuniões para saber como o dinheiro será revertido em melhorias para a instituição. (Caroline Garcia)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;