Política Titulo Reunião
PMDB prevê lançar Bonome a estadual em 2014

Reunião da cúpula paulista projeta candidatura do ex-prefeiturável

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
17/11/2012 | 07:15
Compartilhar notícia


O diretório paulista do PMDB projeta lançar o ex-postulante ao Paço andreense Nilson Bonome como candidato a deputado estadual em 2014. Esse é um dos primeiros planos traçados ao Grande ABC pelo partido, em reunião nesta semana após balanço do resultado evolutivo da sigla, que conquistou duas prefeituras.

Conjecturando o futuro político do ex-homem-forte da administração Aidan Ravin (PTB), a proposta prevê firmar dobrada com outro peemedebista, que seria o único nome da legenda na região a disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Apesar do aval, a deliberação da cúpula estadual ainda terá série de desdobramentos nos próximos dois anos. Até porque o projeto, teoricamente, rivalizaria com o da deputada Vanessa Damo (PMDB), com reduto em Mauá. Ela deve pleitear o terceiro mandato, principalmente após perder a corrida pela Prefeitura mauaense em outubro.

Bonome, que ficou em quarto lugar na disputa eleitoral andreense, ao angariar 17,3 mil votos nas urnas (4,77%), é nascido e criado em Mauá. Concorreu em Santo André depois de atuar no governo petebista, residindo por três anos na cidade. Vanessa obteve pouco mais de 93 mil sufrágios na eleição de 2010, sendo a terceira mais bem votada do PMDB.

Embora iniciado o processo de construção da candidatura, segundo o ex-prefeiturável, o posicionamento será "muito dialogado para analisar o que é melhor" para a sigla. Bonome afirmou que é necessário considerar o cenário na ocasião, para evitar lançar dois quadros e correr o risco, por exemplo, de não alcançar vaga na Assembleia Legislativa. "Precisamos focar no objetivo de crescimento do PMDB, dar continuidade a esse trabalho. Por isso, esse projeto tem de ser em consenso com as partes", disse.

A princípio, Bonome previu que o nome a ser trabalhado fosse do ex-diretor do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) Jarbas Elias Zuri, integrante da executiva estadual. Por outro lado, Jarbas tende a compor a equipe de governo do prefeito eleito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB). Ele contribuiu na coordenação da campanha peemedebista na região, mas especialmente na sucessão de José Auricchio Júnior (PTB). Em contrapartida, por ser natural de Jales, não é descartado que Jarbas também entre na disputa para engrossar a bancada de deputados do PMDB, hoje de cinco representantes.

Mesmo despistando sobre a eleição de 2016, Bonome admitiu que "o sonho de ser prefeito" não se extinguiu nesse período com a derrota. "Tudo tem de ser colocado na balança, especialmente quem estará melhor avaliado, as condições eleitorais, inclusive do prefeito eleito (Carlos Grana, PT) para prosseguir com qualquer projeto majoritário", disse, negando que já tenha recebido convite para atuar no primeiro escalão de qualquer prefeitura. "Vamos aguardar os próximos encaminhamentos. Primeiro veremos como ficará em Santo André e, em São Caetano, quem tem mais espaço é o Jarbas. Mas, se houver (convite) depois para mim, iremos conversar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;