Política Titulo Aproximação
PT demonstra disposição em se aliar a Pinheiro
Por Gustavo
Do Diário do Grande ABC
30/10/2012 | 06:29
Compartilhar notícia


O único parlamentar eleito pelo PT de São Caetano, Pio Mielo, demonstra disposição em participar da gestão do prefeito eleito, Paulo Pinheiro (PMDB). Cogita-se que seria secretário. A sigla admite sentar para conversar com o peemedebista caso haja interesse.

"Existe sinergia grande entre PT e PMDB. Os dois comandam o País. Nós com a presidente Dilma (Rousseff) e eles com o vice, Michel Temer", lembra Pio. O petista ainda destaca apoios dados na eleição pelos peemedebistas na Capital, São Bernardo e Santo André como fatores importantes para a vitória eleitoral.

A intenção de Pio é evitar que haja acordos "subterrâneos" com Pinheiro, mas sim um diálogo claro que envolva o partido como um todo. "A Câmara é um tabuleiro de xadrez que elegeu 15 vereadores na chapa adversária, um independente (ele) e três da situação. O Pinheiro vai precisar mexer as peças certas."

O prefeito eleito, no entanto, evita antecipar a composição do secretariado e promete tratar o PT sem diferença. Antes da eleição a sigla tentou emplacar vaga na vice dele, porém, o acordo foi negado.

Para o primeiro suplente de vereado da sigla, Ricardo Rios, o PT precisa construir diálogo franco com Pinheiro. "O PT não vai ficar se oferecendo ao PMDB. Se houver o convite, vamos pensar em um projeto maior em que o PT possa contribuir."

Uma secretaria é vista como estratégica para ampliar a participação política. "Se for para ter meia-dúzia de cargos na Prefeitura só para falar que é governo, nós não queremos. Temos uma liderança regional, que é o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. Ele será consultado sobre qualquer decisão", avaliou Rios.

Caso o prefeito eleito leve o petismo para o primeiro escalão o PT, Pio teria a oportunidade assumir uma Pasta e Rios assumir cadeira na Câmara.

Após a eleição, Pio se tornou a maior liderança petista na cidade. "Tenho a responsabilidade de defender os interesses da cidade junto aos governos do PT no entorno (São Bernardo, Santo André e São Paulo)." O atual representante da legenda no Legislativo, Edgar Nóbrega, chegou a disputar o Palácio da Cerâmica, mas desistiu do pleito por pressão partidária depois de divulgação de vídeo que evidenciou suposto ‘mensalinho' na Câmara e a venda de apoio da agremiação ao governo por R$ 100 mil ao ex-secretário de Governo Tite Campanella (DEM).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a comemorar a vitória do PMDB em São Caetano durante comício eleitoral em Diadema. A adversária de Pinheiro no pleito, Regina Maura Zetone (PTB), e o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) passaram todo o processo eleitoral tentando associar a imagem do peemedebista à rejeição petista, alegando que havia apoio velado de Marinho ao peemedebista.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;