Cultura & Lazer Titulo Balé
Cinco décadas de dança
Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
21/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O  amor incondicional pela arte fez com que ele desse um baile em todas as dificuldades encontradas ao longo da vida e se tornasse um vencedor. O coreógrafo e bailarino - que agora dedica maior parte do tempo ao violino - Ruslan Gawriljuk comemora os 50 anos de sua escola, o Ballet Ruslan, há três anos sob direção da filha Helena. 

A academia apresenta espetáculo hoje, no Teatro São Bento, em Santo André. Serão duas sessões. Uma, às 15h, com balé clássico infantil, dança do ventre, jazz e folclore brasileiro. Em seguida, às 17h, é a vez de outro espetáculo, com o Grupo Ballet Ruslan, que apresentará balé clássico, dança moderna e contemporânea, além de balé russo. Ruslan apresentará também número musical com seu violino.

Encravada na pequena e sem saída Rua Cuiabá, na Vila Alzira, em Santo André, a aconchegante academia - primeira da região - do ucraniano que chegou ao Brasil em 1949, fugido da Europa devastada pela guerra, virou referência para diversos bailarinos. "Eu me sinto feliz. Tenho cumprido minha missão. Muitas pessoas estudaram comigo. Vários hoje são professores. Todos que trabalharam seriamente comigo, como Edgar Rosa, Gisella Castelli e Sandro Borelli e tantos outros, continuaram fazendo seu trabalho. Eu plantei isso através da dança", diz. 

Isso sem contar em seu orgulho, o filho Douglas Gawriljuk. Radicado nos Estados Unidos há décadas, seguiu os passos do pai e se tornou bailarino e coreógrafo. "Meu filho virou bailarino internacional. Ele foi contratado recentemente pela Warner Bros, para protagonizar o musical Casablanca The Dance", revela.

Para ele, o balé representa tudo. "Me dediquei de corpo e alma. Mais importante na vida é fazer aquilo que se gosta. Eu fui em frente, passei por preconceitos e deu tudo certo. Sempre fui perseverante", conta. "Tenho 73 anos e continuo brilhando. Tenho muito orgulho, de mim e dos meus alunos."

50 anos de Ballet Ruslan - Dança. Hoje, em duas sessões. Às 15h e às 17h30. No Teatro São Bento - Rua Manduri, 68. Santo André. Tel.: 4451-6312. Ingr.: R$ 10 (antecipado) e R$ 20 (na porta).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;