Política Titulo Deputado
Siraque assume cadeira cativa no Congresso
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
15/10/2012 | 07:27
Compartilhar notícia


Primeiro suplente na Câmara Federal, o deputado Vanderlei Siraque (PT-Santo André) conquistará cadeira cativa no Congresso a partir de 1º de janeiro. Com a vitória do colega de Casa e correligionário Carlinhos Almeida no primeiro turno da eleição em São José dos Campos, o petista andreense tornou-se titular da vaga e projeta processo de reeleição forte em 2014, apesar do início de legislatura complicado depois do pleito de 2010.

Siraque tem compromisso do prefeiturável de Santo André pelo PT, Carlos Grana, de, em caso de êxito nas urnas no dia 28, apoio incondicional do diretório ao segundo mandato. A promessa foi fechada em contrapartida de o parlamentar ter aberto mão de disputar prévia ao Paço.

O deputado ocupa o posto de Aldo Rebelo (PCdoB - SP). O comunista foi indicado para chefiar o Ministério do Esporte há um ano, abrindo espaço para suplente da coligação formada por PT e PCdoB. A vaga ainda ocupada por Siraque ficará com o ex-presidente do PT José Genoino, condenado pelos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção ativa.

Em 2010, Siraque amealhou 93,3 mil votos, sendo 66,5 mil somente em Santo André, o equivalente a 17,4% da votação, encerrando inferno astral de cinco reveses para assumir a cadeira (entre nomeações ao governo federal e políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa), que durou cerca de oito meses.

O parlamentar ponderou que a rotina de atuação e trabalho não muda no Congresso, só que a titularidade da vaga dá mais estabilidade - qualquer mudança no 1º escalão do governo Dilma Rousseff (PT) que atingisse parlamentar da coligação, a exemplo do que ocorreu com Orlando Silva (PCdoB), o derrubaria da cadeira. "A eleição do Carlinhos nos deixa com segurança para dar continuidade ao mandato com tranquilidade", disse, ao completar ações na presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do País, cadeia produtiva no Grande ABC.

O objetivo da iniciativa, segundo Siraque, é fomentar "não apenas exportação do petróleo descoberto na camada pré-sal, mas produzir riqueza a partir do mineral".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;