Números divulgados pelo Diário mostraram a tendência de
expansão do PT em Mauá e Sto.André e do PV em Diadema
Os dados divulgados na última rodada da pesquisa eleitoral realizada pelo Diário no primeiro turno, publicada no sábado, véspera da eleição, mostram que a maior parte dos números ficou bem próxima do resultado oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Levando-se em conta os votos válidos (excetuando brancos e nulos) analisados pelo levantamento, os índices do DGABC Pesquisas ficaram dentro da margem de erro em Santo André, São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Em Diadema, foi bem próximo do limite de três pontos percentuais (chegou a 3,5 pontos), e ainda houve acerto na tendência de subida meteórica de Lauro Michels (PV), em direção ao segundo turno. Em São Caetano, a pesquisa detectou o crescimento de Paulo Pinheiro (PMDB), eleito prefeito e a distância significativa em relação a Regina Maura Zetone (PTB). A maior diferença ficou por conta dos resultados de Mauá. Donisete Braga registrou 38,3% dos votos válidos e no levantamento do Diário havia ficado com 31,7%. Vanessa Damo (PMDB) ficou com 33,9% dos votos válidos e na pesquisa aparecia com 45%. Entre os motivos da disparidade, neste caso, está o fato de o levantamento ter sido realizado quatro dias antes do primeiro turno, o que teria sido insuficiente para aferir o crescimento significativo do petista. Ainda assim, a quarta rodada detectou que Donisete vinha em índice crescente, aumentando em cinco pontos seu percentual em relação ao levantamento anterior. Os números também mostraram a onda crescente da campanha de Carlos Grana (PT) em Santo André e da estagnação de Aidan Ravin (PTB), que apostava na vitória no primeiro turno.
Em Ribeirão Pires, os dados da pesquisa de Saulo Benevides (PMDB) e Maria Inês Soares (PT) foram rigorosamente iguais aos do TSE. As pesquisas foram realizadas entre os dias 3 e 5 e 1.070 eleitores entrevistados em cada cidade. A margem de erro foi de três pontos percentuais.
Para o diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, a proximidade dos números com o resultado oficial demonstra o compromisso do jornal com o leitor. "Demos importante passo ao criar instituto de pesquisa, que já no primeiro teste acertou a grande maioria dos resultados. Isso reforça a credibilidade do Diário e nos dá força para realizarmos o mesmo trabalho no segundo turno." O jornalista ainda enfatiza o sucesso da cobertura também em vídeo, por meio do DGABC TV, e a repercussão dos debates eleitorais com candidatos das sete cidades. "Fizemos história em juntar todas as mídias e dar todas as opções para que o morador do Grande ABC pudesse se informar sobre as eleições. Foi mais um acerto."
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.