Setecidades Titulo Serviço
Limpeza de sujeira
eleitoral levará dias

Prefeituras iniciaram varrição no domingo, mas quantidade de
papel é tanta que exigirá reforços; Santo André é a mais suja

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
09/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A eleição deixou a tradicional herança para varredores: montanhas de panfletos de candidatos espalhados pelas ruas. A limpeza, de responsabilidade das prefeituras, começou ainda no domingo e mobilizou cerca de 740 funcionários, mas, apesar dos esforços, a estimativa é de que os trabalhos demorem, em média, dois dias para serem concluídos.

Santo André foi a cidade mais afetada pelo acúmulo dos santinhos. No entorno da Fundação Santo André, 12 pessoas recolhiam o lixo das calçadas, praças e canteiros centrais na manhã de ontem. "Procurei em toda a campanha dez motivos para votar em alguém. Hoje encontrei dez toneladas de razões para não votar", disparou uma das varredoras.

Na Vila Guiomar, perto da EE Padre Agnaldo Sebastião Vieira, os moradores tiveram trabalho logo cedo. "Comecei a varrer às 6h30. O quintal estava cheio de papel", reclama a dona de casa Lídia Marques, 76 anos.

De acordo com a Prefeitura, a remoção do material está sendo feita por 226 colaboradores e deve demorar cerca de três dias para ser finalizada. Hoje foi iniciada operação para recolher materiais de campanha eleitoral, como cavaletes e faixas.

Em Ribeirão, o serviço é realizado por 40 garis e deve se estender até sexta-feira.

SÃO BERNARDO

Em São Bernardo, moradores do bairro Rudge Ramos também estavam descontentes com o acúmulo de lixo. "Os candidatos é que deveriam varrer a sujeira", considera o aposentado José Gonçalves, 71. 
Cerca de 520 trabalhadores fazem a limpeza, que tem previsão para acabar entre hoje e amanhã.

SÃO CAETANO

Um dos pontos mais poluídos com papéis pelo chão em São Caetano foi o entorno da EE Professora Yolanda Ascêncio, no bairro Olímpico. Na Avenida Tijucussu, três varredores começaram o trabalho às 7h e não tinham ideia de quando terminariam. "Vamos demorar uma semana para limpar nosso percurso, cerca de 14 quilômetros, coisa que a gente faria em um dia", diz um dos trabalhadores.

A Prefeitura, mais otimista, informou que a varrição contou com 180 pessoas e que a expectativa era de terminar a limpeza ainda ontem.

DIADEMA

Apesar de volume menor, Diadema também amanheceu com amontoados de santinhos pelas ruas. O ponto mais problemático era a Avenida Casa Grande, perto da EE Professor João carlos Gomes Cardim. A Prefeitura destacou que 95 pessoas realizam a limpeza, que se estenderá por toda a semana.

MAUÁ

No entorno da EE Profª Maria Josefina Kulhmann Fláquer, no Jardim Sônia Maria, a comunidade estava com medo de que a chuva piorasse o cenário. "Se chove, entope todos os bueiros. É sempre assim em época de eleição para quem mora em frente aos colégios", destaca a cabeleireira Maria Vitalina Rui, 64. (Colaborou Caroline Garcia)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;