Setecidades Titulo Mobilidade
Travessia Segura
terá reforço de atores

Grupo teatral foi contratado pelo Consórcio Intermunicipal
para orientar pedestres e motoristas a partir de segunda

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Grupo formado por cerca de 30 pessoas, entre atores e monitores, irá orientar pedestres na região a partir de segunda-feira. Os artistas foram contratados pelo Consórcio Intermunicipal para reforçar a campanha Travessia Segura, lançada em dezembro. O valor do investimento aplicado é de aproximadamente R$ 200 mil.

Além das apresentações, foi impresso 1 milhão de folhetos, que serão distribuídos a pedestres e motoristas. Inicialmente, os atores só ficarão nas cidades de São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A escolha foi feita devido às eleições municipais, já que os três municípios não terão segundo turno devido ao número de eleitores. "Optamos por não misturar o Travessia Segura com a campanha eleitoral, já que, com tanta informação visual, a nossa atividade perderia eficácia", explica a coordenadora do Grupo de Trabalho de Mobilidade do Consórcio, Andrea Brisida.

Outras cidades que tiverem o pleito encerrado no primeiro turno receberão as ações da campanha a partir do dia 15. Nos demais municípios, as apresentações terão início no dia 29. O consórcio estima que, até dezembro, as atividades tenham sido realizadas 360 vezes. Os locais foram escolhidos conforme a movimentação e o risco de acidentes.

A coordenadora explica que os profissionais serão sempre divididos em equipes de dois atores e dois monitores. A frequência das apresentações foi dividida conforme o tamanho da população. "Em algumas cidades, as atividades serão em dias alternados. Em compensação, São Bernardo, por exemplo, chegará a ter duas equipes em um mesmo dia", explica Andrea.

Para atrair ainda mais a atenção dos ‘espectadores', os atores irão interpretar personagens. Uma das duplas será formada por um anjo e um demônio, que apontarão as ações certas e erradas. Outro papel será o de um juiz de futebol, que dará cartões amarelos e vermelhos para os motoristas que não respeitarem os pedestres.

No início da campanha as encenações eram circenses, com artistas vestindo roupas alusivas à faixa.
Outro artifício usado será um braço gigante, que alertará os transeuntes sobre o chamado sinal de vida. O gesto é recomendado para que o pedestre peça passagem em locais não semaforizados.

Para o ano que vem, o Consórcio retomará a utilização de faixas, modelo que foi interrompido por conta do período eleitoral.

Entidade estende ações para faixas sem semáforos

A principal novidade desta etapa da campanha Travessia Segura é a extensão do programa a faixas onde não há semáforos. Até então, as ações eram feitas apenas em pontos onde havia faróis. O objetivo é alertar aos motoristas que os pedestres também têm preferência mesmo quando não há sinais luminosos. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) determina que o motorista que não der passagem ao transeunte comete infração gravíssima, com sete pontos na carteira.

No primeiro semestre deste ano, Santo André, São Bernardo e São Caetano registraram queda de 25,4% no número de atropelamentos em relação ao mesmo período de 2011. O total de vítimas caiu de 654 para 488. Para o Consórcio, a diminuição é reflexo das ações da campanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;