Setecidades Titulo Comemoração
Dia Mundial Sem Carro tem ações discretas na região
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
23/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Com o objetivo de estimular reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e incentivar outros meios de transporte, o Dia Mundial sem Carro, comemorado ontem, foi lembrado no Grande ABC apesar do tráfego em alguns trechos da região.

A equipe do Diário enfrentou lentidão em Santo André, São Bernardo e Diadema, até chegar ao Teatro Clara Nunes, em Diadema. Ciclistas de Santo André, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, São Caetano, Diadema e São Bernardo percorreram suas cidades até o ponto de encontro e saíram para ‘bicicletada' com destino ao Eldorado.

André Henriques

"É um trabalho de formiguinha, mas divulga ideias que ajudam a usar melhor o espaço público, como transportes alternativos", explicou uma das coordenadoras, Martha Lemos, 38 anos. O servidor público Alexsandro Carvalho, 39, de Santo André, sabe bem como é disputar espaço com carros. Ele usa a bicicleta como meio de transporte de casa ao trabalho e fez questão de participar. "Bicicleta é rápida e faz bem para a minha saúde e a do planeta. Mas ainda falta sinalização."

Para Murilo Silva, 32, falta informação da população. "Ouvimos as pessoas mandando andarmos no parque, que lá é nosso lugar", disse o educador social, que já foi atropelado quando estava na bicicleta. "É por isso que esses eventos são importantes. Nas ‘bicicletadas', que acontecem no último sábado do mês, formamos bloco que ocupa uma faixa inteira. Queremos respeito."

Até Ana Caroline Rosa, 5, sabe o quanto é essencial os motoristas darem espaço para outros meios de transporte. Ela percorreu pequeno trecho sobre rodas com a mãe. "Gostaria de morar em uma cidade em que só pudesse andar de bicicleta. É muito legal."

OUTRAS AÇÕES
Também fazendo alusão ao Dia Mundial Sem Carro, outro grupo saiu de São Bernardo em cavalgada até a Avenida Paulista. Em São Caetano, foram entregues mudas e, segundo Cristina Baddini, diretora de Transportes, a grande festa foi adiada para domingo (30), a partir das 10h, na Avenida Kennedy. "Vamos disponibilizar 300 bicicletas públicas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;