Diarinho Titulo Fantasia
Eu acredito em fadas

Natureza tem seres fantásticos que ajudam a protegê-la; e
esse segredo a humanidade descobriu há milhares de anos

Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
23/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A natureza é cheia de seres fantásticos que ajudam a protegê-la. E esse segredo a humanidade descobriu há milhares de anos. Não se sabe ao certo como as fadas - uma das criaturas mágicas mais famosas - surgiram, mas fazem parte de lendas e crenças de antigos povos da Europa, como celtas, nórdicos e anglo-saxões. Será que algum deles conseguia enxergá-las?

Segundo Joana Figueirôa Rejaini, 5 anos, de Santo André, quem vive na cidade não vai encontrá-las, pois todas moram nas florestas, onde cuidam dos animais. "A gente pode acreditar em coisas que nunca viu", afirma. Na opinião da prima Beatriz Rodrigues Figueirôa, 5, de Santo André, os humanos têm dificuldade em achá-las porque são muito pequenas.

Joana gostaria de se transformar em uma delas. E se isso acontecesse, sabe exatamente o que faria: "Iria dar um montão de brinquedos para quem não tem." As meninas também são fãs das animações de fadas, como as de Tinker Bell. "Ela é bem atrapalhada", diz Beatriz, cuja personagem preferida é Iridessa, a fadinha que cria arco-íris.

Apesar de nunca ser avistada, a fada do dente é conhecida por muita gente. Nikolas, 5, de Santo André, deixou três dentes de leite embaixo do travesseiro para que ela os levasse. A mãe do menino até escutou barulhinho de madrugada, mas não conseguiu surpreendê-la. "Ela se esconde".

Nikolas não viu uma fada mágica. No entanto, garante conviver com alguém bem parecido, que sempre faz coisas legais: sua mãe. Você também conhece uma fadinha de verdade?

 

Saiba mais:

Na Irlanda, existem muitas lendas sobre fadas. Próximo à cidade de Galway, fica o Forte Ballyalban, construído há milhares de anos pelos celtas (povos que viveram na Europa) para protegê-los de inimigos e animais ferozes. Acredita-se que o lugar seja a casa de seres encantados. Bem no meio do terreno existe a árvore das fadas. Para fazer um pedido a elas, basta amarrar algo branco em seus galhos.

 

Consultoria de Maria Regina Domingues de Azevedo, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina do ABC.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;