Diarinho Titulo Tira-Dúvidas
O Homem foi para a Lua?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
23/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O homem pisou várias vezes na lua. Em 25 de maio de 1961, o presidente norte-americano John Kennedy anunciou que até o fim daquela década um astronauta seria enviado ao satélite natural da Terra. Então, grandes esforços científicos e financeiros tiveram início para que o objetivo fosse alcançado.

Apollo é o nome do projeto cuja meta era conquistar a lua. Em 27 de janeiro de 1967, três astronautas da Apollo 1 morreram em incêndio durante teste ainda no planeta. Apesar da tragédia, o trabalho continuou. E em 20 de julho de 1969, após quatro dias de viagem, o módulo lunar Eagle (Águia, em inglês) da Apollo 11 pousou na superfície do satélite.

O veículo espacial levava três astronautas norte-americanos: Neil Armstrong - que foi o primeiro a pisar no local -, Edwin ‘Buzz' Aldrin (o Buzz Lightyear de Toy Story é uma homenagem a ele) e Michael Collins. Permaneceram lá por cerca de duas horas e meia. Tiraram fotos, colheram porções do solo, fincaram a bandeira dos Estados Unidos e deixaram placa com alguns dizeres. Voltaram em segurança.

O acontecimento bem-sucedido representou importante progresso para a humanidade, principalmente na área tecnológica. Depois, as Apollos 12, 14, 15, 16 e 17 levaram mais dez homens à lua.

Tem gente que ainda duvida que a viagem de 1969 realmente ocorreu, afirmando que tudo foi filmado em um estúdio de cinema. Grandes estudiosos e os russos (principais concorrentes dos norte-americanos na época), entretanto, nunca questionaram o fato.

 

Soviético foi o primeiro a viajar para o espaço

Apesar de os Estados Unidos terem enviado os primeiros homens à lua, foi a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, formada por vários países; o principal deles era a Rússia) a responsável pelo lançamento do primeiro satélite, animal e humano ao espaço.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os dois blocos lutavam pelo domínio econômico e político do mundo. A disputa não era armada, por isso, recebeu o nome de Guerra Fria. Para mostrar quem era mais poderoso e desenvolvido, Estados Unidos e URSS iniciaram, na década de 1950, a corrida espacial.

Os soviéticos saíram na frente. Em 1957, mandaram o satélite Sputnik para o espaço. Um mês depois, foi a vez da cadelinha Laika, que morreu durante a viagem. Em 1961, o cosmonauta (como os soviéticos chamavam seus astronautas) Yuri Gagarin deu uma volta completa em torno da Terra a bordo da nave Vostok 1.

Nos anos 1980, os investimentos em pesquisas espaciais diminuíram bastante, principalmente porque a URSS estava em crise. Ela acabou oficialmente em 1991.

Hoje o homem sonha ir para Marte. Buzz Aldrin é um dos que defendem a ideia. Mas ninguém sabe ainda quando isso vai acontecer. Mesmo assim, pesquisas e testes já são realizados. Um posto de abastecimento (de combustível e alimentos, por exemplo) seria feito na lua para facilitar a viagem ao planeta vermelho.

 

Saiba mais

O escritor Julio Verne imaginou viagem ao satélite natural 104 anos antes de ela realmente acontecer. Em 1865, publicou o livro Da Terra à Lua, em que os personagens são lançados ao espaço por um supercanhão.

 

Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na lua, morreu no dia 25 de agosto, aos 82 anos. É dele a famosa frase: "Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade".

 

O site da Nasa (Agência Espacial Americana) www.nasa.gov tem espaço para o público infantil. Apesar de ser em inglês, vale explorá-lo.

 

Guilherme Slonzon Neto, 11 anos, de Santo André, não tem certeza se o homem realmente foi para a lua. Mas se tivesse a oportunidade, o menino viajaria para o espaço. "Deve ser muito bom ver a Terra de longe e andar num lugar sem gravidade."

 

Consultoria de Marcos Calil, coordenador científico do Planetário Johannes Kepler, da Sabina Escola Parque do Conhecimento.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;