Diarinho Titulo Trânsito
Fique atento: lugar de
pedestre é na faixa

A faixa de pedestres costuma ser esquecida por muita
gente que se arrisca ao atravessar em locais impróprios

Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
16/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A faixa de pedestres muitas vezes passa despercebida pela população. A falta de respeito pelas listras pintadas no asfalto ainda é problema sério. Mas não pense que a culpa é somente dos motoristas. Quem anda a pé coloca a vida em perigo quando deixa de andar sobre elas. Também corre risco ao não usar passarelas e brincar em vias movimentadas.

Mas é preciso cuidado mesmo quando estamos sobre a faixa. Depois que o sinal fica vermelho, tem de esperar o primeiro veículo parar completamente. Desse modo, dá para atravessar a rua com tranquilidade.

E se não tiver semáforo? É necessário sinalizar com a mão que deseja passar e, então, esperar que os automóveis parem. Em muitos países da Europa e Estados Unidos, basta colocar o pé na faixa para que os carros deem passagem ao pedestre. No Brasil, entretanto, isso ocorre em poucas cidades.

AÇÕES - Para mudar o comportamento das pessoas e reduzir o número de atropelamentos, a prefeitura de São Paulo criou em maio de 2011 o Programa de Proteção ao Pedestre, que orienta a população nos principais cruzamentos da cidade. Na região, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC lançou em 2011 a campanha Travessia Segura para incentivar o convívio saudável no trânsito.

Apesar das iniciativas, as vias continuam perigosas. Segundo o Ministério da Saúde, 40 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito em 2011 (uma morte a cada 15 minutos). Também são a segunda causa de morte entre crianças.

Na infância, não temos a noção exata da distância e velocidade dos veículos, além de raciocínio rápido na hora de tomar decisões. Além disso, a baixa estatura dificulta a visão de motoristas. Assim, nos tornamos alvos fáceis de atropelamento. Por isso, devemos andar acompanhados por um adulto e nunca deixar de atravessar na faixa ou passarela.

 

 

Saiba mais

Para prevenir acidentes, olhe sempre para os dois lados várias vezes antes de atravessar a rua. E enquanto estiver andando continue observando. Utilize sempre a faixa de pedestres. Caso não tenha nenhuma, encontre lugar mais seguro, como passarela ou locais próximos a lombadas eletrônicas.

 

Outra dica importante é nunca atravessar a rua saindo por detrás de carros, ônibus, árvores e postes. Você pode não enxergar veículo passando. Além disso, não corra na via sem parar para olhar se um automóvel se aproxima. Caso esteja no carro, use cinto de segurança. Quem tem até 10 anos precisa sentar no banco traseiro.

 

Até os 10 anos, é indicado não andar ou atravessar a rua sozinho. Um adulto precisa acompanhá-lo. Também é importante conhecer regras de trânsito ainda na infância.

 

A Semana Nacional do Trânsito acontece todo ano, entre os dias 18 e 25 de setembro. Foi criada com o Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. O tema escolhido para este ano é: Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida. O grande objetivo é conscientizar jovens entre 18 e 25 anos, principais vítimas de acidentes.

 

A Organização das Nações Unidas estabeleceu o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito. O objetivo é estimular esforços para reduzir número de mortos e feridos em acidentes.

 

Em 22 de setembro comemora-se o Dia Mundial Sem Carro. A iniciativa surgiu na França, em 1997, e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 2001.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;