O resultado tirou a equipe catarinense da lanterna. Com 18 pontos, o Figueirense passou o Atlético-GO e o Palmeiras, que entra em campo nesta quinta para enfrentar o também ameaçado Sport. Já o Corinthians estacionou nos 28 pontos, na parte intermediária da tabela.
Pressionado na classificação, o Figueirense jogou desfalcado de Loco Abreu, convocado para a seleção do Uruguai, e contou com várias baixas do rival. O Corinthians entrou em campo sem cinco titulares. Paulinho e Cássio foram chamados para os amistosos da seleção brasileira, enquanto Alessandro e Danilo foram poupados. Emerson cumpriu suspensão.
Para o próximo jogo, contra o Grêmio, sábado, no Pacaembu, o Corinthians não poderá contar com Douglas e Chicão, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O Figueirense também vai jogar no sábado, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas.
O JOGO - O duelo entre o lanterna e o time misto do campeão da Libertadores foi equilibrado no primeiro tempo. Pressionada pela situação temerosa na tabela, a equipe catarinense se sobressaiu nos minutos iniciais, mas o Corinthians não demorou para igualar as ações.
O primeiro bom lance do jogo surgiu dos pés de Martínez, que escapou pela esquerda e bateu firme, com perigo. Wilson espalmou e fez grande defesa, aos 7 minutos. Com maior posse de bola, mas menor objetividade no ataque, o Figueirense só respondeu aos 23.
Aloisio invadiu a área, cortou dois marcadores e bateu rasteiro. Fábio Santos tirou na linha e evitou o gol. Claudinei, ainda na pequena área, tentou aproveitar o rebote, porém bateu em cima da zaga.
O mesmo Aloisio quase marcou também aos 34, quando recebeu pela esquerda, tentou bater na saída de Danilo Fernandes, mas pegou mal e parou no goleiro. As melhores chances dos anfitriões surgiram em lances de bola parada. Foram quatro cobranças de falta perigosas. Em uma delas, Ronny mandou rente ao travessão.
Sem maior entrosamento no meio-campo, o Corinthians também sofria para chegar ao ataque e ameaçar o gol catarinense. Na melhor chance, Romarinho escapou pela direita, após bom passe de Douglas, e se encaminhava para ficar cara a cara com Wilson quando a arbitragem marcou impedimento duvidoso.
O jogo morno do fim do primeiro tempo deu lugar a uma partida acelerada logo nos primeiro segundos da etapa final. Antes de completar o primeiro minuto, o Figueirense buscou o ataque e abriu o placar. Túlio acionou Helder, que cruzou rasteiro da esquerda para conclusão certeira de Caio.
Sem dar tempo para o time da casa comemorar, o Corinthians quase empatou aos 2. Douglas puxou jogada individual ao entrar na área e bater forte. Wilson fez a defesa. Com mais volume de jogo, os paulistas desperdiçaram outra boa chance aos 8. Guilherme invadiu a área e bateu rasteiro. Wilson fez o desvio e viu a bola acertar a trave. No rebote, o goleiro se esticou para fazer nova defesa.
Cada vez melhor em campo, o Corinthians pressionava a defesa catarinense, que se defendia como podia. No gol, Wilson fazia a diferença. Foram pelos menos duas grandes defesas nos minutos finais da partida. Na melhor delas, defendeu chute à queima-roupa de Romarinho, aos 46 minutos, e garantiu a vitória dos donos da casa.
FICHA TÉCNICA:
FIGUEIRENSE 1 x 0 CORINTHIANS
FIGUEIRENSE - Wilson; Elsinho, João Paulo, Edson, Helder; Jackson, Túlio, Claudinei, Ronny (Botti); Caio (Júlio César) e Aloisio (Doriva). Técnico: Márcio Goiano.
CORINTHIANS - Danilo Fernandes; Guilherme Andrade (Welder), Chicão, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Adilson), Edenílson (Giovanni) e Douglas; Martínez e Romarinho. Técnico: Tite.
GOL - Caio, a 1 minuto do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Douglas, Chicão, Aloisio, Ronny, Julio Cesar.
ÁRBITRO - Márcio Chagas da Silva (RS).
RENDA - R$ 249.110,00.
PÚBLICO - 11.119 pagantes (11.467 no total).
LOCAL - Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.