Setecidades Titulo Santo André
Cratera engole avenida no Jardim Oriental
Caroline Garcia
Especial para o Diário
27/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A canalização do Córrego Taióca, no Jardim Oriental, em Santo André, na divisa com o bairro Baeta Neves, em São Bernardo, está parada desde janeiro, segundo a vizinhança. Iniciada em 2009, a obra transformou-se em espaço usado para descarte de entulhos e lixo, além de atrativo para ratos. Moradores aguardam, sem resposta, resolução do problema.

Sem manutenção e com infiltrações, uma cratera engoliu parte da pista do lado de Santo André, na altura do número 6.249 da marginal. A via está bloqueada com blocos de concreto. "Estamos nessa situação há dois anos e meio. Parte da rua já caiu e o asfalto está todo rachado, vai acabar prejudicando as casas", disse a dona de casa Quitéria Barbosa Simplício, que acumula protocolos no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), responsável pela obra.

Em maio, matéria do Diário, já destacou o tema. Na época, a autarquia municipal disse que aguardava desapropriação de imóveis restantes para efetuar a limpeza no local, mas não informou quando as obras seriam retomadas. Procurado, o Semasa não se pronunciou.

O projeto de canalização do córrego prevê também a construção de parque linear, ciclovia e paisagismo. Serão investidos, ao todo, R$ 18 milhões, com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e contrapartida do Semasa.

ENCHENTE - Além da cratera, outra preocupação dos moradores é que, com a canalização, o Córrego Taióca comece a transbordar e provoque enchente na marginal.

"O projeto diminui o curso d'água. Quando chove muito, ele chega até a borda. Se for afunilado do jeito que foi no começo da obra, vai encher tudo", disse o aposentado Antonio Vilson Santos, de 67 anos.

Há três meses, Santos recolheu 120 assinaturas dos moradores para mudar o projeto e encaminhou à Prefeitura. "Tem de ser construída barragem e avenida do lado, não em cima do rio."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;