Esportes Titulo Projetos
Para completar mais 100 anos

Corinthinhas de Santo André comemora centenário de olho no futuro

Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
26/08/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


O Corinthians Futebol Clube de Santo André completou o centenário em 15 de agosto de 2012 e tem várias glórias para contar. Porém, é o futuro que preocupa os dirigentes, que buscam não deixar o clube cair no ostracismo.

O Corinthinhas ou Galo Preto, como é carinhosamente conhecido, já participou de edições dos Campeonatos Paulistas - inclusive a série principal (1927) - entre as décadas 1920 e 1970 e ainda foi palco do primeiro gol de Pelé em jogos oficiais, em 1956.

Porém, nos últimos anos, a diretoria luta para reconquistar os sócios e arrecadar fundos para investir na agremiação. Atualmente, o número de associados gira em torno de 500, bem inferior aos 1.200 de 15 anos atrás.

"Queremos fortalecer nosso quadro de associados. Precisamos deles para fazer o clube crescer novamente", destacou o presidente do Conselho Deliberativo e diretor de Esportes, José Orlando de Moura, o Jarrão. "Nosso objetivo é chegar aos 1.500 sócios. Esse número seria ideal e nem poderíamos ultrapassá-lo devido ao nosso tamanho (a área do clube é de 20 mil metros quadrados)", completou.

Segundo o dirigente, o clube não deixará de investir em estrutura. Após instalação da iluminação do campo, o objetivo é trocar o gramado natural pelo sintético, em janeiro de 2013.

"Os gastos com a manutenção são menores com o sintético. Essa grama nós trocamos há pouco tempo (em outubro de 2011), mas já está em estado ruim. Outro problema é que, quando chove, impede que ocorram as partidas", justificou Jarrão.

Tanto a verba da iluminação quanto para troca do gramado será graças à parceria com o ICB (Instituto Cresce Brasil). O clube cede o espaço às escolinhas da entidade, que investe na agremiação.

"Hoje, temos 100 crianças, mas queremos aumentar esse número para 250. Tudo sem gasto algum para os jovens", assegurou o dirigente.

Não será contemplado apenas o futebol . O parque aquático também será modificado. "Queremos cobrir uma das piscinas e aquecê-la para iniciar as aulas de natação. Mas esse é um projeto a médio prazo", frisou. "Também vamos investir no salão social para recuperá-lo", completou.

Jarrão aproveitou para criticar administrações passadas da agremiação. "As últimas diretorias deixaram o clube em descrédito. Foram várias irregularidades que prejudicaram o Corinthians. Tínhamos problemas com documentos. Era bem provável que não teríamos nem completado os 100 anos", ressaltou Jarrão.

Segundo o presidente do clube, Eracles Tilly, as dívidas eram enormes. "Em números aproximados, estávamos devendo R$ 560 mil, entre agiotas, contas de água, luz, etc. Porém, hoje posso falar que estamos tranquilos quanto a esse problema", completou.

 

Futebol profissional é sonho, mas distante

Recolocar o Corinthians de Santo André novamente no cenário de futebol profissional parece missão impossível, mas os dirigentes não deixam de sonhar. Porém, dizem que vai demorar um pouco.

"Com calma, temos de analisar os recursos. Porém, por tudo que conseguimos, não deixamos de sonhar", frisou Eracles Tilly. "Temos projeto de em cerca de quatro anos disputar a divisão de acesso. Não é impossível, mas temos de analisar", completou.

Jarrão é mais comedido em falar em futebol profissional. "Primeiro, temos de reestruturar o clube por completo. Demanda tempo e os custos são altos para manter a equipe. É complicado falar e não podemos dizer que seja sonho. Mas, como disse, direcionamos primeiramente às melhorias do clube", ressaltou.

Tilly, no entanto, recordou os primeiros passos do clube em vista do profissional. "Em fevereiro, tivemos a brincadeira do futebol de areia e fomos campeões em cima do Flamengo na Gávea (da Copa do Brasil). Demonstrou nossa capacidade", destacou o presidente.

Ele ainda lembrou que o clube disputa em 2012 a Liga Amadora de Santo André e vai participar da Copa Diarinho, a partir do dia 2.

 

REI

A direção do Corinthians tentou contato com Pelé para homenageá-lo, mas não teve sucesso. "Ele nos escreveu carta dando os parabéns, mas disse que estaria impossibilitado de comparecer devido aos compromissos já agendados", explicou Jarrão.

Pelé marcou seu primeiro gol em 7 de setembro de 1956, no campo do Corinthians, na goleada (7 a 1) sobre o time de Santo André. O jogo foi em homenagem à Independência do Brasil - o Galo Preto está situado na Rua Sete de Setembro. "Perder de sete para o Santos até que era pouco", brincou Tilly. TS

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;