Economia Titulo Carro zero
A poucos dias do fim do IPI reduzido, procura cresce

Versões de modelos populares não estão mais disponíveis em diversas lojas da região

Leone Farias
24/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Neste mês, em que termina o incentivo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para os carros - a medida vale até o dia 31 -, há corrida de consumidores para a compra de veículos zero-quilômetro, e já há falta de modelos, de diversas marcas, que não chegarão das fábricas para as lojas a tempo de serem faturados antes que o tributo volte aos níveis normais. Há casos em que, por causa da demanda forte, as fabricantes estimam espera de mais de 60 dias.

A expectativa no setor é de que agosto vai superar julho em vendas. O aumento da procura se justifica, já que, com o imposto menor, a redução de preços ao consumidor gira hoje em 10% a 15%.

Alguns concessionários relatam que, para não perder o desconto, há clientes que optam, caso a versão ou a cor não esteja disponível, por outro modelo um pouco mais caro, com mais opcionais. Alex da Silva Barbosa, gerente de revenda Volkswagen em Santo André, cita que, nesta semana, não se encontrava mais, na concessionária, o Fox Trend, que tem preço a partir de R$ 36,5 mil, mas ainda havia o Prime, completo de série, que está por R$ 41,5 mil.

Em outras revendas, versões de modelos populares também estão acabando e os lojistas alertam que quem deixar para os últimos dias do mês terá menos opções para pronta-entrega. O gerente de vendas Rogério Falconi, de loja da marca Ford em Santo André, cita que não tem mais o Ka e Fiesta Hatch 1.0 para vender, e existe lista de espera, mas quem aguarda está sujeito a variação de valores.

Em loja da marca Fiat em São Bernardo, o gerente Márcio Fonseca relata que as versões básicas do Palio já não são encontradas no estabelecimento, assim como o Grand Siena. Ele diz que a fábrica tenta providenciar para que não faltem carros até o prazo limite. "Mas no caso do Grand Siena, não dá para garantir o preço, há fila de espera", diz. Já em revenda Chevrolet em São Caetano estão acabando as opções de cores em vários modelos, e em outro estabelecimento da marca, em Santo André, a versão Sport do Cruze não está mais disponível.

MONTADORAS - A Fiat reconheceu que, para o Grand Siena e versões do Palio, a demanda foi muito forte e há fila de espera de mais de 60 dias para a entrega dos carros às lojas.

A Ford, por sua vez, diz que não há problemas de produção e que pode haver questões pontuais de lojas que não se prepararam com estoque o suficiente. No entanto, salienta que o Ka teve forte aumento de vendas com o IPI menor.

A Volkswagen também relatou que o fornecimento de veículos em sua rede está dentro da normalidade. "Em função da grande demanda de alguns modelos, há a possibilidade de casos pontuais de indisponibilidade de alguma versão ou configuração específica que não haja em estoque para pronta-entrega", informa.

Já a GM cita que, para dois modelos recém-lançados, o Spin e o Cobalt, a produção não deu conta da demanda e há fila de espera que varia entre 30 e 60 dias.

Empresas fazem feirão no último fim de semana com benefício

As principais montadoras do País realizam amanhã e domingo feirões nas fábricas, em estacionamentos de shoppings e nas revendas chamando os consumidores para o último fim de semana de vendas com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido.

O benefício, em vigor desde 22 de maio, está previsto para acabar no dia 31, mas a expectativa das fabricantes é de prorrogação ao menos até outubro. Ainda assim, com mote da suspensão do corte, a indústria espera registrar o melhor mês de vendas da história, com números próximos a 400 mil veículos, incluindo caminhões e ônibus, que tiveram outros tipos de incentivos.

O recorde do setor foi em dezembro de 2010, com 381,5 mil veículos vendidos. No fim de semana, as empresas vão apelar para descontos extras, brindes, juro zero e parcelamento em até 60 meses, ainda que essa modalidade exija maior entrada (de 40% a 50% do valor do carro) e rigorosa avaliação das financeiras para aprovação de fichas.

A Volkswagen, por exemplo, realiza feirões nos estacionamentos do Shopping Aricanduva, na Zona Leste, e do hipermercado Extra Anchieta, em São Bernardo, e nas revendas da marca. A Fiat escolheu o Shopping Center Norte para seu feirão, que também ocorre nas concessionárias.

A General Motors também optou por um feirão na fábrica de São Caetano, com direito a teste drive. (da AE)

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;