Política Titulo Polêmica
Maringoni defende legalizar a maconha

Postulante ao governo do Estado pelo Psol sugere regras para consumo como no Uruguai

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
30/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Candidato do Psol ao governo do Estado, o professor da UFABC (Universidade Federal do ABC) Gilberto Maringoni defende a legalização de drogas por ele consideradas leves, como a maconha, com regras específicas para consumo, a exemplo do que ocorre no Uruguai, primeiro país do mundo a estabelecer mercado nacional com regras para cultivo, venda e consumo do entorpecente.

“Aquele modelo (adotado no Uruguai) é interessante porque a droga é liberada, mas não é vendida aleatoriamente. É controlada, você se registra para comprar maconha. O consumo é regulamentado”, avaliou. “A maconha e as drogas mais leves são menos letais que o álcool”, comparou.

A descriminalização da maconha foi implementada no início de maio no Uruguai, com intuito de reduzir índices da criminalidade oriunda do tráfico de drogas. Cada consumidor registrado tem direito a adquirir 10 gramas da droga por semana.

Maringoni mencionou a discussão sobre o consumo controlado de entorpecentes destrinchar um dos eixos que compõem a plataforma de governo que defenderá nas ruas a partir do dia 6.

O socialista também pretende discutir políticas para desenvolvimento e meio ambiente, recuperação do serviço público e democratização institucional. “Temos de recuperar a capacidade de investimento e planejamento do Estado em áreas como Saúde e Educação. Fazer valer as leis estaduais de combate ao racismo e ter leis de combate à homofobia”, considerou Maringoni, que desde 2013 leciona em Santo André e São Bernardo.

O processo de desindustrialização que vive o Grande ABC também é observado pelo postulante. Para ele, é possível criar mecanismos de isenção fiscal para frear o processo de enfraquecimento das empresas, mas salienta que é fundamental a participação do governo federal.

Marangoni se prepara para disputar a segunda eleição – foi candidato a vereador na Capital em 2012, conquistando 3.841 votos. Ele terá como vice Hildete Nepomuceno, professora da rede de ensino na Capital. A sigla definiu frente de esquerda com o PSTU. A aliança terá 110 candidatos a deputado federal e 140 postulantes à Assembleia Legislativa. Ana Luiza tentará vaga no Senado pelo PSTU.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;