Política Titulo Despesas
Marinho turbinará gasto
publicitário no Consórcio

Petista lança edital que permite a entidade regional
investir até R$ 45 milhões em contrato com agência

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
22/06/2014 | 07:09
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André Henriques/DGABC


A exemplo do que fez na Prefeitura de São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho (PT) prepara terreno para turbinar gastos com publicidade no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, entidade a qual preside desde janeiro de 2013. A instituição regional lançou licitação para contratar agência de publicidade com quantia que pode chegar a R$ 45 milhões em cinco anos.

O edital foi lançado com o principal critério de melhor técnica (soma de custo e serviço) e acolhimento de propostas marcado para o dia 25 de julho. O valor estipulado é de R$ 9 milhões por 12 meses, em acordo que pode ser renovado por até 48 meses consecutivos (completando 60 meses de vigência). De acordo com exigências, caberá à vencedora “elaborar projetos e campanhas institucionais, educativas e de utilidade pública, compreendendo o estudo, a pesquisa, a concepção, a produção, a elaboração de marcas e logotipos, além do planejamento de mídias publicitárias.”

A licitação pode significar repetição de estratégia publicitária adotada por Marinho quando chegou ao Paço de São Bernardo, em 2009. Naquele ano, a Prefeitura despendeu R$ 889,1 mil em atividades de propaganda. No ano seguinte, já com convênios vigentes com as agências Octopus Comunicações e Sotaque Brasil Publicidade e Propaganda, saltaram valores destinados à publicidade. Em cinco anos, o petista gastou R$ 71,4 milhões em peças de divulgação de sua gestão. Como comparativo de uma administração do PT na região, Carlos Grana, prefeito de Santo André, recentemente assinou contrato com a Octopus Comunicações no valor de R$ 16,5 milhões anuais.

A interlocutores, Marinho já confidenciou que pretende utilizar seu trabalho à frente do Consórcio como bandeira à candidatura ao governo do Estado em eleições futuras – ele se articulou para disputar o Palácio dos Bandeirantes neste ano, mas viu o ex-ministro Alexandre Padilha ser homologado como nome petista na corrida eleitoral estadual. Insuflar gastos seria parte da estratégia de convencimento de lideranças do PT em São Paulo.

Para arcar com os valores do futuro contrato com agência de publicidade, Marinho remanejou R$ 500 mil em recursos orçados para projetos de Mobilidade Urbana, como o Travessia Segura, para o departamento de comunicação da entidade.

Segundo o edital, metade do recurso no acordo com empresa de propaganda está reservada no plano de comunicação institucional e o restante terá verba empenhada no Orçamento de 2015, avaliado em R$ 32 milhões.




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