Política Titulo Fantasy game
Jogo on-line tenta aproximar jovem do dia a dia do Congresso

Vencedor de projeto do governo federal, Política Esporte Clube leva jogador a acompanhar rotina de deputados federais para ‘montar’ bancada

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
02/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Mineiros de Belo Horizonte desenvolveram jogo on-line para tentar aproximar principalmente os jovens do dia a dia da Câmara Federal. Denominado Política Esporte Clube (www.politicaesporteclube.com), o projeto é no estilo fantasy game em que o usuário tem de contar com desempenho real dos deputados no Congresso para obter pontos no aplicativo.

O programa foi desenvolvido em agosto por Mario Mol, 31 anos, que trabalha como empreendedor público do escritório de prioridades estratégicas do governo do Estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com apoio de Rafael Vieira, 28 anos, desenvolvedor de web, e Ricardo Mota, 30 anos, que atua na parte de marketing.
“Queria fazer algo diferente, pois existem muitos aplicativos cívicos pegando diversas bases de dados e criando lindas visualizações. Mas o usuário vai entrar no aplicativo uma vez, duas vezes. Na terceira, perde o interesse. Então veio a ideia do jogo, pois assim criamos modelo no qual atraímos o usuário a ver dados mais novos e assim engajar na política”, conta Mario Mol.

A proposta é fazer com que o jogador acompanhe semanalmente o desempenho dos deputados selecionados para sua “bancada” particular. Dados são atualizados pela equipe do site com base em informações do portal oficial da Câmara dos Deputados e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Para contagem dos pontos são levados em consideração número de projetos apresentados, frequência em plenário, participação em votações e até gastos da cota parlamentar. No perfil de cada deputado é possível saber em quais áreas foi destinada a verba por gabinete, cópia das propostas protocoladas na Casa e até posicionamento do político nas votações plenárias.

Em dezembro, o Política Esporte Clube foi considerado melhor aplicativo no concurso Desafio Participa.br, promovido pelo governo federal. Os criadores ainda aguardam por patrocinadores. “Não temos custos, tudo está sendo feito à noite e aos fins de semana”, diz Mario Mol.

BANCADA REGIONAL
Entre os deputados da bancada do Grande ABC, Helcio Silva (PT) é quem aparece na liderança. O petista, que somente no fim do ano passado se tornou deputado (era vice-prefeito de Mauá), tem 34 pontos, está na 16ª colocação estadual e figura na 77ª posição nacional. A favor de Helcio contam a presença em sessões e o número de projetos apresentados em curto período.

Líder do PT na Câmara Federal, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, surge em segundo entre os parlamentares da região. Tem 31 pontos (é o 25º no Estado). Vanderlei Siraque (PT-Santo André) e William Dib (PSDB-São Bernardo) alcançaram 31 e 30 pontos, respectivamente, aparecendo na 29ª e 30ª colocações.

O deputado federal mais bem avaliado do Política Esporte Clube é Carlos Mauro Cabral (PMDB-CE), com 60 pontos. Entre os políticos de São Paulo, o melhor é Edinho Araújo (PMDB), de São José do Rio Preto, com 41 pontos, seguido de Arnaldo Faria de Sá (PTB) e Ivan Valente (Psol), ambos com 39 pontos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;