Esportes Titulo Copa no Brasil
Rivellino critica preparação do País para Copa do Mundo

Durante evento, o ex-jogador criticou gastos com
Mundial e se mostrou favorável às manifestações

Renato Gerbelli
Especial para o Diário
30/05/2014 | 07:30
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Campeão do mundo em 1970, o ex-jogador e ídolo do Corinthians Roberto Rivellino criticou a preparação do Brasil para Copa do Mundo. Segundo ele, o País perdeu a oportunidade para mostrar o seu valor.

“Faz sete anos que foi anunciado que a Copa seria no Brasil. Está tudo atrasado e ainda vai ter estádio inacabado. Claro, todas as Copas têm problemas, mas poderia estar tudo pronto pelo menos. As pessoas tinham que chegar aqui e ver que o brasileiro sabe fazer as coisas, e isso não vai acontecer”, afirmou Rivellino. “O que me entristece é que o Brasil perdeu o momento para mostrar sua cara”, completou o ex-jogador.

Rivellino foi a estrela do Tour da Taça da Copa, evento realizado pela Coca-Cola, que vai expor o troféu ao público no Shopping Metrô Itaquera, das 9h às 21h, até domingo. Antes de chegar a São Paulo, a taça passou por 90 países e em todas as capitais do Brasil.

Durante o evento, o ex-jogador ainda criticou os gastos com o Mundial e se mostrou favorável às manifestações. “Quando foi anunciado que o Brasil iria sediar a Copa, toda população abraçou. Agora, se for analisar os gastos, é um absurdo. As arenas não vão trazer legado para o País e isso eu sou totalmente contra. O povo até demorou para fazer as manifestações”, enfatizou.

Segundo Rivellino, o povo está mostrando clima de desconfiança sobre o Mundial. “Não estamos em clima de Copa. Nos torneios anteriores, faltando pouco para começar, mesmo longe do Brasil, as pessoas já estariam fazendo festa, enfeitando as ruas de verde e amarelo. Agora é diferente. O povo brasileiro está ressabiado, esperando o que vai acontecer”, disse.

PALPITES

Mesmo com a população desconfiada e as possíveis manifestações no período do Mundial, Rivelino espera que a torcida apoie a Seleção Brasileira. 

“Acho importante o Brasil ter aquele elo da Copa das Confederações. O que me preocupa é como o torcedor vai reagir se o Brasil não corresponder em campo. Se existirem outras cobranças em cima da Seleção, aí eu acho que pode prejudicar a equipe. Todo mundo sabe que as manifestações vão acontecer, mas espero que seja igual às da Copa das Confederações, que não atrapalhem o espetáculo. Se atrapalharem o evento, vai virar um caos e não ajudará ninguém”, declarou Rivellino, que ainda tirou a responsabilidade do Brasil de vencer o Mundial. “Tem que tirar esse rótulo que o Brasil é obrigado a ganhar. Tem a obrigação de apresentar bem o futebol brasileiro e com dignidade.”

Sobre os favoritos a faturar a Copa, o ídolo corintiano aposta principalmente no Brasil e na Alemanha. “Brasil, Alemanha, Itália e Argentina são sempre favoritos. Na final, gostaria de ver Brasil e Alemanha pelo bom futebol que os alemães estão apresentando. É a melhor seleção no momento. Mas não descarto uma surpresa. Em competições tiro curto sempre há essa possibilidade”, disse.

Rivellino também comentou sobre os possíveis craques da Copa. “Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi são os principais jogadores. O português e o argentino, especialmente, já estão há sete anos brigando para ver quem é o melhor do mundo. Isso mostra que o nível do futebol está baixo em termos de grandes jogadores”, concluiu. 

Garoto de Itaquera é o primeiro a ver o troféu 

Primeiro da fila para poder ver e tirar foto com taça da Copa do Mundo, Pedro Henrique Lopes de Almeida, 12 anos, mostrou extrema felicidade depois de receber a foto ao lado do objeto mais cobiçado pelas 32 seleções que estarão no Brasil.

“É uma grande emoção ver a taça. Não são todos que vão poder vê-la de tão perto. Vou guardar a foto com muito cuidado. Representa minha vida”, afirmou o garoto, que esperou cerca de uma hora até a exposição abrir as portas.

O jovem é morador de Itaque e foi ao evento com a Associação Dom Bosco, instituição que presta serviço educativo-pastoral no bairro da Capital paulista. RG 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;