Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Calçadas esburacadas são motivo de reclamação

Moradores do Jardim Santo André, bairro que receberá ação social, cobram manutenção

Renata Rocha
Especial para o Diário
15/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Calçadas esburacadas, mato alto, falta de lombada nas ruas. Essas são algumas das reclamações dos moradores do Jardim Santo André, em Santo André, bairro que no sábado recebe ação social do Diário. Das 9h às 16h, na EE Engenheiro Augusto Daniel (Rua 8), os moradores terão acesso a serviços gratuitos como atendimento de Saúde, limpeza de pele e corte de cabelo, além de opções de lazer para a criançada.

Segundo moradores, a falta de manutenção e segurança no trânsito faz com que os pedestres corram o risco de serem atropelados ao transitar pelas ruas. “Nas calçadas não dá mais para andar. Algumas por causa do mato que brota do chão, outras porque estão destruídas. É lixo espalhado por todo lado e muita sujeira”, reclama a aposentada Maria Aparecida do Socorro, 72, que mora no bairro há 20 anos.

O Jardim Santo André conta com três escolas, todas próximas, e o fluxo de crianças e jovens é grande nos horários de entrada e saída das aulas. Motoristas de carros e ônibus passam em alta velocidade na Avenida 1, onde não há obstáculos para evitar acidentes. “As pessoas por aqui já são obrigadas a andar na rua por causa da má conservação das calçadas. E falta colocar lombada por aqui, assim não corremos tantos riscos”, disse o aposentado Francisco Vitor da Silva Filho, 67.

Procurada, a Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego, reconheceu já ter recebido a solicitação de lombada na Avenida 1. No entanto, explicou que não recomenda a implantação de lombada, tendo em vista que a instalação poderia provocar prejuízos às estruturas dos imóveis, formando rachaduras.

Ainda segundo a administração, quando o programa PrefeiturAqui – que realiza mutirões de manutenção nos bairros – estiver naquela região, será reforçada a sinalização horizontal da via.

Quanto ao mato alto das calçadas, o Departamento de Parques e Áreas Verdes informou que o serviço de capinação será realizado até o fim da semana.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;