Setecidades Titulo
Fundação do ABC reduz consumo de água em hospitais de São Bernardo

Medidas implantadas em janeiro deixaram conta de água 40% mais barata

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
01/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Medidas implantadas em janeiro no Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo, gerido pela FUABC (Fundação do ABC ), estão reduzindo o consumo de água nos três hospitais que compõem o núcleo – Hospital Anchieta, Hospital Municipal Universitário e Hospital e Pronto-Socorro Central.

O resultado é fruto de parceria da entidade com a empresa de gestão e tecnologia. Em março, segundo a FUABC, houve diminuição de 40% no consumo e na conta de água, em comparação com janeiro. A meta é que, em até 90 dias, esse índice chegue a 60%.

As ações envolveram desde palestra de orientação junto aos funcionários, para a economia de água, à incorporação de dispositivos acoplados às torneiras, que poupam em torno de dez litros por minuto. “Mesmo com regulagem de tempo de vazão e arejador de fábrica, as torneiras liberam 12 litros de água por minuto cada vez que são acionadas. Com o dispositivo economizador, o fluxo cai para dois litros por minuto”, explicou Juliana Pinesi Russo, coordenadora do Programa Fundação Sustentável, da Fundação do ABC.

Válvulas de descarga de parede e busca por vazamentos também fazem parte do trabalho. No caso de chuveiros, a empresa coloca restritor, que regula a pressão da água gerando economia e evitando superaquecimento.

Com as iniciativas, a conta mensal das três unidades hospitalares de São Bernardo, que girava em torno de R$ 120 mil, foi reduzida em R$ 40 mil.

As ações para economia de recursos hídricos foram iniciadas no Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande, no litoral paulista, que em março registrou economia de 70% na conta de água. “O trabalho é feito individualmente, unidade por unidade, com estudo de toda a infraestrutura do local, instalação dos equipamentos necessários e treinamento dos funcionários. Certamente todas estarão incluídas em breve”, explicou Juliana.

Na região, integram o gerenciamento da FUABC o Hospital Dr. Radamés Nardini e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), em Mauá; o Hospital da Mulher, Hospital Estadual Mário Covas, a Faculdade de Medicina do ABC, a Central de Convênios e o AME, em Santo André; e os Hospitais Municipais Integrados de São Caetano.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;