Prefeitura de Santo André terá mais 90 dias para apresentar reorganização do parque
Atendendo a pedido do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Cidadania da cidade prorrogou em 90 dias o prazo para que o Executivo apresente projeto de readequação do Parque Guaraciaba, onde está localizado o Tancão da Morte. Em janeiro, cinco jovens de Mauá com idade entre 12 e 17 anos morreram afogados no reservatório. A entrada no local é proibida, mas os garotos utilizaram acesso clandestino.
Após a tragédia, o MP havia dado três meses (período encerrado ontem) para que Prefeitura interditasse completamente a área. O Executivo, no entanto, passou a cogitar a revitalização do espaço. Na semana passada, a administração solicitou mais prazo.
Segundo o promotor Marcelo Santos Nunes, o pedido foi aceito porque o poder público vem adotando medidas de reorganização da área verde. “A prorrogação do prazo foi autorizada por conta da complexidade do projeto, que demanda muitas especialidades, além de envolver o meio ambiente e a participação social”, disse Nunes.
Grana afirmou que o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) desenvolve projeto para a construção de um parque que ofereça condições de segurança e seja útil à população. No entanto, é preciso garantir os recursos financeiros, o que demanda tempo. “Temos de buscar ação que tenha viabilidade econômica e o município não tem recursos para arcar com isso sozinho. O investimento e os custos de manutenção são muito altos”, explicou o prefeito, que preferiu não estimar qual valor seria suficiente para a realização da proposta. “Como o projeto está sendo elaborado, qualquer número que eu dissesse seria chute”, ressaltou.
Para obter a verba, Grana buscará diálogo com o governo do Estado e também com a iniciativa privada. O prefeito acrescentou que o planejamento será discutido em conjunto com a comunidade local, durante os debates do Orçamento Participativo.
INICIATIVAS
Entre as medidas emergenciais tomadas depois do acidente com os cinco rapazes, a Prefeitura intensificou a segurança e reforçou a sinalização. Até o término do verão, foi disponibilizado barco a motor nas águas do reservatório. GCMs (Guardas-Civis Municipais) intensificaram a vigilância no local durante a estação.
Com a chegada do outono, a embarcação está estacionada na base da GCM do Parque do Pedroso, próximo ao Tancão da Morte, mas o monitoramento continua sendo feito.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.