Economia Titulo Sindical
Metalúrgicos iniciam campanha salarial
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
15/08/2012 | 07:15
Compartilhar notícia


Ontem, os metalúrgicos do Estado de São Paulo deram o pontapé inicial na campanha salarial deste ano. A primeira rodada foi com a bancada patronal do grupo 3 (que reúne os setores de autopeças, forjaria e parafusos). O encontro aconteceu na sede do Sindipeças, em Santo Amaro. A data-base é 1º de setembro e ao todo estão em campanha 51 mil metalúrgicos no Estado.

O presidente da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT de São Paulo), Valmir Marques, o Biro Biro, coordenador da bancada dos trabalhadores, apresentou os pontos da pauta, destacando a redução na jornada de trabalho, sem diminuição no salário, de 44 horas para 40 horas semanais, o seguro de vida em grupo e proposta que contemple o abono salarial. Segundo ele, na base, 73,5% dos metalúrgicos nos setores do G-3 trabalham na jornada de 44 horas e só 6,6% fazem 40 horas.

Além da redução da jornada, neste ano a categoria reivindica reposição integral da inflação no período da data-base da categoria; aumento real da remuneração; valorização nos pisos salariais; abono salarial; ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias e seguro de vida em grupo.

A próxima reunião está agendada para o dia 21. Amanhã, a rodada de negociação será entre trabalhadores do grupo 8 (dos setores de trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros) e os patrões.

ENCONTRO - As centrais sindicais se reunirão com o governo, hoje, às 9h, no Palácio do Planalto para debater medidas econômicas. No período da tarde os sindicatos junto com o governo irão discutir sobre o acordo coletivo e o Programa Nacional de Proteção ao Emprego.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;