Setecidades Titulo Trânsito
Detran de Santo André
informatiza exames teóricos

Teste é necessário para obter habilitação;
alunos reclamam de demora para marcar prova

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
24/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Santo André será a primeira cidade da região a oferecer prova teórica eletrônica do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito). A aprovação no teste é uma das exigências para a obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A partir de junho, as avaliações sobre conteúdo passado no CFC (Curso de Formação de Condutores) deixarão de ser realizadas no papel. Com isso, espera-se mais agilidade na divulgação dos resultados e conclusão do processo para tirar a carteira de motorista.

Segundo o Detran-SP, 50 unidades do Estado já contam com a novidade e a ideia é expandir aos poucos. A principal mudança é o ganho no tempo para entrega do resultado do exame, que demora cerca de uma semana no método convencional e passará a ser divulgado no mesmo dia. Os alunos continuarão a ter 40 minutos para a resolução das 30 questões e necessidade de acertar pelo menos 21 para passar à próxima etapa, que são as aulas práticas de direção.

Na cidade, candidatos reclamam de demora para realizar a prova manual. Isso porque houve extravio de cerca de 200 avaliações no início de março e necessidade de remarcar todos os exames. O Detran-SP registrou boletim de ocorrência e diz que o caso está sendo investigado. Além disso, esclarece que as provas são realizadas duas vezes por semana – às terças e quintas-feiras – e que não houve funcionamento da unidade em apenas três datas, no feriado de aniversário da cidade (8 de abril), no dia15 para adequação do novo sistema e na Sexta-feira Santa.

A autônoma Camila Batista Nascimento, 27 anos, é uma das que aguarda agendamento após o extravio. “Fiz o exame no dia 6 de março e depois de quase três semanas houve reagendamento. Cheguei dez minutos atrasada no segundo exame e não me deixaram entrar, apesar de ainda não ter começado”, reclama. A principal crítica da moradora do Jardim Progresso, em Santo André, é a respeito da falta de informação. “Além de serem grosseiros, os funcionários da Ciretran não nos informam direito”, diz.

No caso da assistente administrativa Iasmin Viana, 24, a conclusão do CFC ocorreu no dia 13 de março e até agora a jovem aguarda agendamento do exame. O medo da moradora do Jardim do Estádio é que a demora atrapalhe promoção no emprego. “Preciso da CNH para um cargo na empresa até junho e talvez não dê tempo”, lamenta.

Ciretran realiza 500 testes por semana

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) informou que cerca de 500 candidatos fazem a prova teórica na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Santo André semanalmente e que são agendados 40 candidatos por hora. Hoje, o serviço funciona na Avenida Industrial, mas a expectativa é que em setembro seja integrado à unidade do Poupatempo, que está sendo implementado no Atrium Shopping.

Com a prova eletrônica, a Ciretran terá 15 computadores para aplicar os testes, o que permitirá 15 candidatos a cada 20 minutos, tendo em vista que, à medida que um candidato terminar o teste, outro poderá entrar em seu lugar, sem necessidade de espera.

SEGURANÇA

O presidente da Adepae (Associação dos Despachantes e Proprietários de Autoescola de Santo André), Jacó Aparecido Vital, destaca que apesar dos transtornos iniciais, a informatização das avaliações representará avanço para as autoescolas e também para os alunos. “Além de agilizar o processo, é uma ferramenta que dificulta fraudes”, comenta.

A principal preocupação de Vital é para que os candidatos tenham paciência e compreendam que o procedimento independe da atuação das autoescolas. “O Detran estabelece prazo de um ano para que o aluno conclua o processo para tirar CNH”, enfatiza.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;