Setecidades Titulo Religião
Fiéis celebram Dia de Santo Expedito

Santuário em Mauá recebeu devotos do padroeiro das causas urgentes, com missas durante todo o dia

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
20/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Católicos celebraram ontem o Dia de Santo Expedito, conhecido como o padroeiro das causas urgentes.

No santuário do Jardim Itapark, em Mauá, que comemorou no sábado 19 anos de existência, missas foram realizadas de hora em hora, das 6h às 23h. Também foi promovida tradicional quermesse, que vai até amanhã. Ao longo do dia, cerca de 7.000 pessoas passaram pelos festejos.

Santo Expedito, natural da Armênia, foi comandante de uma legião de soldados romanos encarregada de proteger o Império dos ataques do Oriente. Um dia, tocado por uma luz divina, decidiu converter-se ao cristianismo. No momento da conversão, o espírito do mal, em forma de corvo, gritava para que o ato fosse postergado para o dia seguinte, mas ele pisoteou a cabeça da ave e disse que se converteria naquele momento. Por essa razão, é invocado nos pedidos que precisam ser resolvidos com rapidez.

“A gente tem urgência em tudo o que queremos, mas não temos paciência de esperar e a fé em Santo Expedito nos traz a certeza que alcançaremos a graça o mais rápido possível”, disse o padre Alex Daniel da Silva.

Esse anseio por agilidade levou a dona Sonia Maria Marques, 64 anos, moradora do Jardim Zaíra 2, a recorrer ao santo. “Minha filha estava no penúltimo ano da faculdade e precisava fazer estágio para se formar, mas não estava conseguindo nenhuma oportunidade. Em abril do ano passado, fiz o pedido a Santo Expedito e, dois meses depois, ela conseguiu um emprego em multinacional, algo que é muito difícil de encontrar”, afirmou.

O aposentado José Molinari, 73, morador do Parque São Vicente, foi ontem pela primeira vez ao santuário, porém, a devoção é de longa data. “Carrego Santo Expedito comigo para onde vou, ele me ajuda em minha caminhada”, disse, mostrando um santinho que traz no bolso.

Não foram apenas fiéis do município que acompanharam os festejos realizados pela paróquia mauaense. Vinda do Rio de Janeiro para visitar a filha, que mora no Jardim Luzitano, dona Vandite Nunes da Silva, 60, aproveitou a estadia na cidade para ir ao santuário. “Fiquei sabendo que tinha uma igreja de Santo Expedito e quis conhecer. Até hoje, nunca precisei recorrer a ele, mas acredito em seu poder.”

A missa das 11h, celebrada pelo bispo dom Vital Rodrigues de Souza, contou com a presença do radialista da Rádio Capital (AM 1040 kHz) Eli Corrêa, que tem em seu programa diário um quadro onde os ouvintes relatam as graças alcançadas. “Sou devoto de Santo Expedito e há 12 anos participo da festa organizada pelo santuário de Mauá. Ouço diariamente muitas histórias de milagres contadas pelos ouvintes, o que mostra como a fé confiada ao santo ajuda as pessoas, nos mais variados momentos urgentes.”

A comemoração a Santo Expedito ficou ainda mais especial com a tradicional imagem viva do padroeiro, feita pelo ator Leone Silvestre Arantes Marins, 40. Participando pela quarta vez da celebração, ele conta que, na primeira oportunidade, assustou-se com a reação das pessoas. “Elas se ajoelhavam diante de mim, levantavam as mãos em minha direção, mas essa grande demonstração de fé me passou uma energia muito boa e uma mensagem de amor ao próximo que foram transformadoras na minha vida.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;