No mês do aniversário de Santo André, nesta nova semana da Memória dedicada à cidade
No mês do aniversário de Santo André, nesta nova semana da Memória dedicada à cidade, Mario Galuzzi focaliza um esportista importante: Breno Manoel Gonçalves.
Escrevemos, tantos anos atrás: “Todo trampolim era feito de madeira. Tinha dois trampolins e uma plataforma. Quem é o rapaz sentado na base do mesmo?”.
No seu levantamento sobre a página, Dr. Galuzzi responde que é o Breno. E junta outras fotos, originais, do Aramaçan: rapazes passeando de barco no antigo lago, um lance de basquetebol na velha quadra ao ar livre, preservada.
Nesta parte do compêndio, Mario Galuzzi acrescenta o recorte da notícia com o falecimento de Breno Gonçalves, em maio de 2001. Edélcio Cândido escreve: “Conhecido por Marechal da Vitória, o ex-dirigente foi o homem forte, em 1981, quando o Santo André conquistou a Segunda Divisão e conseguiu acesso”.
De volta a Santiago de Compostela
Jornalista Luiz Carlos Ferraz (ex-Diário) lança hoje, em Santos, o livro Pedras do Caminho II – Sentido do Perdão no Caminho de Santiago de Compostela”. Evento inclui exposição de fotos, é aberto ao público e acontecerá das 16h às 20h na Casa do Trem Bélico, no Centro Histórico de Santos, que é a mais antiga edificação da cidade.
Segundo de uma trilogia, o livro foca o fenômeno das peregrinações pelos caminhos que levam a Santiago de Compostela, capital da Galícia, na Espanha. Na cripta da Catedral de Santiago estão as relíquias do Apóstolo de Cristo, encontradas no ano 829.
Diferente do primeiro livro, “Meu Encontro no Caminho de Santiago”, no qual Ferraz focou sua viagem interior, com base na peregrinação pelos 800 quilômetros do Caminho Francês (realizado durante 29 dias, a partir de Saint Jean Pied de Port, na França), agora a abordagem é uma reflexão sobre o ato de perdoar e ser perdoado, tendo como pano de fundo o Caminho Português.
Pedras do Caminho II, Sentido do Perdão no Caminho de Santiago de Compostela
Autor: Luiz Carlos Ferraz
Editora: Titan Comunicação Ltda.
Número de Páginas: 136
Preço: R$ 30
O livro está à venda em livrarias e também poderá ser solicitado pelo e-mail titan.com@uol.com.br, telefones (13) 3284.2373 / 99147.6668.
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 15 de abril de 1984 – ano 26, nº 5496
Estadual – Hidrovia Tietê-Paraná, projeto quase implantado. Programa envolve três Estados. Em Barra Bonita (São Paulo), eclusas como no Canal de Suez. Reportagem: Eduardo Dantas.
Paranapiacaba – Sistema funicular histórico da EFSJ (hoje Rede Ferroviária) dilapidado. Ladrões agem livremente nos vários patamares. Sistema foi substituído em 1974 pelo cremalheira. Reportagem: Claudia Muller.
Memória – Operários deflagram greve. E depois fundam uma cooperativa de móveis em São Bernardo. Era 1934...
EM 16 DE ABRIL DE...
1964 – São Bernardo realiza a marcha da família com Deus pela liberdade, “contra a comunização do Brasil”.
1974 – Inezita Barroso, Carlos Galhardo e Orlando Dias participam da Noite da Seresta, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.
HOJE
- Dia Nacional da Voz
SANTOS DO DIA
- Bento José Labre (1748-1783) não conseguiu ser religioso, como desejava. Adotou então a condição de mendigo voluntário, e passou a vida em contínua peregrinação a santuários. Faleceu em Roma.
- Bernadete Soubirous
- Calisto de Corinto
- Gracia
- Júlia
- Marçal
- Penha
- São Bento José Labre
VIA-SACRA EM RIBEIRÃO PIRES – 11
A devoção da via-sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
Fonte – site www.catequisar.com.br
* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC
FALECIMENTOS
ORESTE MEDICI
(São Bernardo, 25-9-1926 – Santo André, 11-4-2014)
As primeiras gerações de netos de imigrantes italianos, em São Bernardo, vão, aos poucos, partindo. Caso de Oreste Medici. Seus pais eram brasileiros, José e Joana Medici. Os avós, imigrantes, que vieram para colonizar a cidade, a partir de 1877.
Tio Oreste sempre viveu em São Bernardo e até pouco tempo antes de adoecer podia ser visto, lépido, percorrendo a Rua Marechal Deodoro e suas transversais. Certa vez candidatou-se a vereador. Não foi eleito. Mas os correligionários, igualmente como ele, eram de São Bernardo e diziam que a cidade tinha, então, um filho legítimo, candidato, interessado em dar sua parcela para o desenvolvimento local.
Oreste Medici faleceu aos 87 anos. Filho de José Medici e Joana Medici. Viúvo de Inácia dos Santos Medici, falecida em 9-4-2013.
Deixa dois filhos, Luiz e Marcos. Está sepultado no Cemitério de Vila Euclides.
SANTO ANDRÉ
Djanira de Souza Oliveira Sanichar, 94. Natural de Itajuipe (BA). Dia 12. Cemitério Municipal de Cubatão (SP).
Leonor Fonsate Marchioto, 91. Natural de Santa Lúcia (SP). Dia 12. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.
Catharina Viana Recchia, 89. Natural de Santo André. Dia 13. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.
Benedita Menezes Noga, 86. Natural de Santo André. Pensionista. Dia 11. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.
Manuel dos Santos, 84. Natural de Portugal. Dia 11. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.
Laura Gomes da Silva, 82. Natural de Bom Jardim (PE). Dia 11. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.
Rubens Gonçalves Marques, 79. Natural de São Paulo (SP). Dia 12. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.
José Bernardino de Castro Netto, 79. Natural de Caçapava (SP). Advogado. Dia 13. Crematório de Vila Alpina.
SÃO BERNARDO
Modesto Ciconello, 94. Natural de Jaú (SP). Dia 12. Cemitério de Vila Euclides.
Ryokei Kuba, 80. Natural do Japão. Dia 14. Cemitério de Vila Euclides.
Onésio Pereira Bueno, 78. Natural de Santo Anastácio (SP). Dia 13. Cemitério dos Casa.
SÃO CAETANO
Edna Pinheiro, 57. Natural de São Paulo (SP). Dia 23 de março. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica
Ricardo Silva Rodrigues, 37. Natural de Santo André. Dia 4. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
DIADEMA
Olímpia da Silva Soares, 90. Natural de Barbacena (MG). Pensionistas. Dia 22. Cemitério Municipal.
Olinda Izabel de Oliveira Santos, 64. Natural de Mutum (MG). Dia 12. Vale da Paz.
MAUÁ
Maria Helena Madeira, 65. Natural de Potirendaba (SP). Dia 13. Vale da Paz.
Pedro Luiz Brumatti, 55. Natural de São Paulo (SP). Dia 12. Vale dos Pinheirais.
Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.