Setecidades Titulo Aos sábados
Homens poderão fazer checkup gratuito no AME Mauá aos sábados

Pacientes com idade a partir dos 50 anos devem agendar consulta no mês do seu aniversário

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
01/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Homens com idade a partir dos 50 anos poderão agendar checkups em 21 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) no mês do seu aniversário. O programa, denominado Filho que ama leva o pai ao AME, tem como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente problemas cardiovasculares e câncer na próstata. Na região, os pacientes poderão procurar atendimento na unidade de Mauá e a expectativa é que, no prazo de até 30 dias, o projeto seja expandido para Santo André.

O lançamento da ação foi realizado na manhã de ontem no AME Heliópolis, um dos locais que funcionarão aos sábados, entre 7h e 13h, para atender os pacientes. Serão investidos R$ 6,6 milhões no programa anualmente, cerca de R$ 550 mil por mês. A meta é realizar 2.180 consultas mensalmente, o equivalente a cerca de 14 mil homens por ano. A estimativa é levar o programa para todas as 53 unidades do Estado de forma gradativa.

Conforme explica o secretário de Saúde do Estado, David Uip, o agendamento deve ser feito pelo telefone 0800 779 0000 sem necessidade de pedido médico. Em 2014 serão atendidos homens nascidos em anos pares e, em 2015, os que nasceram em anos ímpares. “O atendimento será feito aos sábados para não conflitar com a demanda normal dos AMEs e também para facilitar o comparecimento daqueles que trabalham”, diz.

De acordo com o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), caso seja detectada alguma alteração nos exames, o paciente será incorporado ao sistema de atendimento da própria unidade de Saúde. Do contrário, deverá repetir o procedimento após dois anos. “Como o homem é mais rebelde, estamos fazendo campanha para que o filho que ama leve o pai para atendimento”, destaca.

Inicialmente o homem passará por entrevista com um enfermeiro para que seja feita avaliação do peso, altura e risco cardíaco, além de bateria de exames laboratoriais. Na semana seguinte, o paciente voltará ao AME para se consultar com o cardiologista e com o urologista.

Pesquisa da Secretaria da Saúde indica que 60% dos pacientes masculinos que ficam doentes só buscam tratamento quando os problemas já estão em estado avançado.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;