Setecidades Titulo Infraestrutura
Ponte no Jd.Bom Pastor
será inaugurada no dia 5

Em Santo André, estrutura precária de madeira
que cruza o Ribeirão dos Meninos será trocada

Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
21/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Após décadas de reivindicação por parte dos moradores do Jardim Bom Pastor, em Santo André, a ponte de madeira que cruza o Ribeirão dos Meninos até a Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo, será substituída e inaugurada no dia 5, às 10h.

Na manhã de ontem, equipe da Prefeitura andreense iniciou a remoção da estrutura, que está em péssimo estado. Construída há cerca de 30 anos, foram raras às vezes em que a ponte passou por reforma, segundo os pedestres que utilizam a passagem; os reparos emergenciais eram feitos pelos próprios moradores do bairro. No entanto, a boa vontade da comunidade não foi suficiente para eliminar a sensação de insegurança ao transitar pelas tábuas de madeira repletas de buracos ou soltas.

Além do trabalho de demolição da ponte e da desmontagem do patamar metálico, foi iniciada a construção da rampa de acesso. Para isso, uma faixa da Avenida Lauro Gomes permanecerá interditada até domingo, quando a nova estrutura será içada. Segundo o engenheiro civil do Departamento de Conservação de Áreas de Santo André, Clovis Tiago Censon, a demora em atender o pedido da população se deve à espera pelo aval do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), já que a ponte passa por cima do Ribeirão dos Meninos, e a negociação com a Prefeitura de São Bernardo.

A nova ponte, estruturada em treliça (rede de vigas cruzadas, usada no travejamento de pontes) e sem cobertura, terá dois metros de largura por 26 de comprimento. Contará com um poste de iluminação (hoje inexistente) no fim da Rua Professor Licínio, de onde sairá a rampa de acesso. A obra, custeada por Santo André, está orçada em R$ 150 mil. A São Bernardo, caberá a implantação de sinalização horizontal na travessia da avenida.

TRANSTORNO

Até a inauguração da passagem, os moradores do Jardim Bom Pastor e usuários da ponte terão de caminhar bastante para atravessar o limite dos municípios. Se antes o trajeto era feito em um minuto, agora levará cerca de meia hora, tempo necessário para percorrer distância de 1.800 metros. O caminho é ermo e mal iluminado, o que traz insegurança aos pedestres. Além disso, apenas um lado da Avenida Lauro Gomes conta com calçada.

Apesar de todo o transtorno, a vizinhança celebrou substituição. “Vou a pé para o trabalho e, atravessando a ponte, levo 40 minutos para chegar. Agora ficará ainda mais longe, pois terei que caminhar mais meia hora, mas é algo que precisava ser resolvido com urgência”, comentou a doméstica Maria Conceição, 47 anos.

“Essa ponte ficava no cai, não cai. Será um sacrifício ficar sem ela, passa gente dia e noite, mas a distância que teremos de andar por uns dias será um sacrifício que faremos com alegria, já que agora teremos uma estrutura definitiva”, disse o aposentado José Mendes Romero, 61 anos, morador da área há duas décadas.

Já Leonice Dias reclamou da retirada da ponte, apesar de faixas informarem sobre a intervenção. Na tarde de ontem, quando chegou ao local, percebeu que não poderia realizar a travessia e, aflita, precisou telefonar ao filho para pedir ajuda.

MUDANÇA

Além de proporcionar mais segurança, o equipamento foi pensada para situação futura: a implantação de estação do VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) nas proximidades. “Essa estrutura tem a possibilidade de ser transposta para outro local. A ideia é realocá-la quando o VLT, que terá estação próxima daqui, estiver funcionando”, projeta o engenheiro Clovis Censon.

A Prefeitura de São Bernardo afirmou que, após concluída a instalação da ponte, fará a sinalização com faixa de travessia de pedestre, placas de advestência e e instalação de equipamento amarelo piscante alertando os motoristas para a redução de velocidade.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;