Economia Titulo Pequena empresa
Loja modelo fica em
Sto.André até quinta

Comerciante que cuida bem da vitrine e da disposição
de produtos aumenta vendas em 20%, aponta Sebrae

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
17/03/2014 | 07:05
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Divulgação


Comerciantes de lojas de roupas femininas do Grande ABC que quiserem conferir dicas para melhorar seu negócio podem aproveitar oportunidade que o Sebrae-SP oferece de hoje a quinta-feira. Está no Centro de Santo André, na Praça do Carmo, a loja modelo itinerante, uma carreta de 55 m² e 15 metros de comprimento que mostra, na prática, a melhor maneira de distribuir e organizar roupas e acessórios nas vitrines e prateleiras, além da iluminação ideal para valorizar as mercadorias.

Quem segue as orientações e deixa o ambiente mais convidativo para atrair os clientes, consegue elevar as vendas em pelo menos 20%, estima o consultor do escritório regional do Sebrae-SP Caio César Massao Ito.

“Realizaremos visitas guiadas, em grupos, pela loja modelo. Serão apresentadas as melhores técnicas de ambientação de uma loja: fachada, vitrine, displays, disposição de produtos, comunicação visual, itens de segurança e tecnologias”, explica Ito.

O consultor destaca que não é preciso agendar previamente e que serão feitos dois tipos de tours. Um deles reunirá grupos de comerciantes que já possuem lojas, ou seja, pessoas jurídicas, e cujo intuito é entrar em contato com práticas para melhorar o desempenho de seus estabelecimentos, com duração entre 20 e 30 minutos. Outro, voltado a pessoas físicas que têm interesse em abrir negócio no setor, será um pouco mais curto e abordará os cuidados essenciais a serem tomados antes de realizar o investimento.

Ito estima que 400 pessoas interajam com a loja modelo, em torno de 100 por dia. O veículo foi totalmente adaptado para receber portadores de deficiência. O horário de atendimento será das 10h às 16h.

“Estaremos totalmente à disposição para solucionar questões relacionadas ao visual merchandising e à organização da loja”, reforça o consultor.

A vice-prefeita de Santo André e secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli, afirma que trazer a loja itinerante é forma de estimular a qualificação dos empreendedores, que poderão conhecer técnicas modernas que reduzem o risco de falências, aprimoram a lucratividade e a ajudam na conquista de novos clientes. “O Sebrae tem sido um grande parceiro em diversas ações em prol do município”, pondera.

A diretora de Fomento ao Comércio de Santo André e ex-gerente do escritório regional do Sebrae-SP, Josephina Irene Cardelli, estima grande visitação. “O local escolhido é bem importante, pois é de fácil acesso e fica em um dos principais eixos comerciais da cidade. O lojista vai ter excelente oportunidade de aprender novas ideias e conceitos interessantes de gerenciamento”, avalia.

Ito conta que a carreta voltará ao Grande ABC, mas ainda sem data definida. A outra cidade escolhida é São Bernardo.

EMPREENDEDORES - O comércio varejista de roupas é uma das atividades mais procuradas na região por empreendedores individuais – que têm seu próprio negócio, faturam até R$ 60 mil por ano e contam, no máximo, com um funcionário. Desde 2009, segundo dados do Portal do Empreendedor, foram formalizados 43.575 profissionais, que até então atuavam sem CNPJ e sem emitir nota fiscal.

O montante, embora expressivo, representa apenas 22% do total de trabalhadores que atuam na informalidade nas sete cidades que, de acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somam 194.014 pessoas.

Também são estímulos à formalização os impostos (R$ 5 de ISS e R$ 1 de ICMS) e a contribuição previdenciária simbólicos (R$ 36,20 de INSS – o montante equivale a 5% do salário; autônomos, para se ter ideia, pagam 20%, ou seja, R$ 144,80).

Somente neste ano, o Grande ABC ganhou 1.194 empreendedores. A cidade que mais formaliza é São Bernardo. Em 2014 foram 339 pessoas e, desde 2009, 13.276.  




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