Setecidades Titulo Santo André
Com 71 dias, bebê pinguim da Sabina nada pela primeira vez

Filhote trocou recentemente a penugem cinzenta por penas impermeáveis

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
13/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O filhote de pinguim de Magalhães nascido em dezembro na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, testou as nadadeiras pela primeira vez na manhã de ontem, surpreendendo até mesmo os biólogos que acompanham seu desenvolvimento. Aos 71 dias e pesando 3,2 quilos, o bichinho pulou na água e foi recepcionado pelos outros 23 moradores do pinguinário com bicadas na nuca e nas patas traseiras.

O biólogo Marcus Corradini explica que esse comportamento um tanto violento é a forma como os animais recebem os novos moradores do pinguinário. “Com a Caju, a última que chegou, no início do ano passado, foi a mesma coisa. Acreditamos que essa atitude é uma forma de estabelecer relações sociais e demonstrar hierarquias.”

Depois de 13 minutos de natação, o filhote tentou sair da água e foi auxiliado por um tratador. Os mergulhos agora devem ser diários, segundo Corradini, o que vai facilitar a vida dos visitantes que têm aguardado a oportunidade de ver o pequeno morador em ação.

Corradini destaca que nascimentos de pinguins em cativeiro são raros, portanto, o comportamento do bichinho é acompanhado em cada detalhe pela equipe da Sabina. “Hoje (ontem) ele resolveu nadar no momento em que era realizada a limpeza do recinto onde eles vivem, o que é feito quatro vezes por dia.” O filhote trocou recentemente a penugem acinzentada com a qual nasceu por penas impermeáveis que mantêm sua temperatura enquanto ele nada.

Outro detalhe sobre o cotidiano dos pinguins é que, quando em terra, o bebê é protegido pelos pais, mas na água, ao ser bicado pelos demais companheiros, os progenitores não intervieram para ajudá-lo. “Na natureza, a partir do momento em que o filhote pula no mar, integra o grupo e não volta a se relacionar com os pais. Em cativeiro não sabemos ao certo como isso se dá, então, estamos acompanhando”, afirma Corradini.

Para quem quiser arriscar a sorte e tentar ver o pinguinzinho, a Sabina, que fica na Rua Juquiá, no bairro Paraíso, funciona aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17h15.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;