D+ Titulo Cabelo
Clube dos Carecas: confira
as causas e soluções

Se estria, celulite e gordurinha extra aterrorizam
as meninas, a calvície é o que apavora os garotos

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Seri


Não sente calor na cabeça, o cabelo não cai no olho, não precisa lavar nem escovar os fios. Apesar das vantagens em ser careca, de acordo com pesquisa britânica, a calvície aparece em segundo lugar em lista dos dez maiores medos dos homens.

Carlos Eduardo, de Santo André, compartilha do temor, tanto que fez questão de mandar seu depoimento ao D+. “Tenho pavor só de pensar na possibilidade da calvície. Cada vez que vou ao cabeleireiro, tenho trauma de olhar no espelho, pois já dá para ver as entradas”, confessa.

E perder os fios de forma anormal é realidade para 80% dos brasileiros do sexo masculino, sendo que metade já apresenta queda exagerada a partir dos 15 anos. Nas mulheres, a perda é mais acentuada após a menopausa, por causa dos hormônios. Há várias causas para o aparecimento da careca, como alimentação carente de nutrientes, distúrbios na tireoide, doenças (como alopecia areata), química ou remédios fortes e até estresse. A principal razão, contudo, é genética.

Mas, de acordo com o tricologista Adriano Almeida, quem pensa que basta olhar o pai para saber se o filho vai perder ou não os fios está enganado. “O gene da alopecia androgenética pode vir tanto do lado da família do pai, quanto da mãe”, explica o especialista, que também é diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo. “Meu pai sempre foi cabeludo, então quando comecei a ficar careca, aos 20 anos, não entendia o motivo”, conta Marcus Vinicius, 45 anos, um dos três idealizadores do site Clube dos Carecas (www.clubedoscarecas.com.br).

Ele também criou o portal para conseguir informações sobre o assunto, na época em que a internet ainda estava começando. “O cabelo não cresceu, mas, pelo menos, tive com quem desabafar. Até hoje, o site recebe histórias, desenhos e situações engraçadas.”

Ele acredita que se por um lado a careca é mais aceita na sociedade de agora – até por causa dos lutadores de MMA, por exemplo – por outro, a exposição e, por consequência, a vaidade estão muito maiores. “O tempo passou, mas a angústia continua a mesma”, opina Marcus, que acredita sim que as mulheres gostam dos carecas. “Fizemos pesquisa no site e nos surpreendemos: grande parte nem liga para isso.”

Por falta de informação e por achar que daria um jeito, Marcus chegou a passar um monte de produtos na cabeça até, enfim, procurar um profissional. Para o tricologista Adriano Almeida, esta é a primeira coisa a se fazer quando percebe-se que os fios estão caindo muito. “Quanto mais cedo tratar, melhor o resultado. O ideal é marcar consulta com tricologista mesmo, área da medicina focada em cabelo e couro cabeludo.”

E quem não quiser apostar em soluções para atrasar a queda dos cabelos pode aproveitar que sexta-feira (14) é Dia dos Carecas e, simplesmente, assumir a cabeça lisinha de vez, como fizeram os famosos ao lado.

 

Por que o cabelo cai e não volta a nascer? Tem cura para isso?
Um dos motivos para a queda dos fios é a ação da enzima 5-alfa-redutase. Ela transforma a testosterona (hormônio masculino) em didrotestosterona (DHT), substância que atrofia o bulbo capilar, a fábrica dos fios. O primeiro sinal são as ‘entradas’. Com o tempo, a DHT causa a morte prematura do bulbo capilar, sendo difícil reaver os fios que deram adeus. Por enquanto, não há cura.

Deve-se detectar a causa da queda antes de tudo. Se for genética, há métodos como laser, ionização, eletroestímulo e implante capilar. Também tem medicamentos, como a finasterida, que impede a ação da DHT. “Os tratamentos são longos e devem ser realizados para sempre”, enfatiza Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Dentre as novidades, está estudo divulgado em outubro sobre a capacidade de as células-tronco regenerarem folículos pilosos do couro cabeludo, ou seja, fazerem o cabelo crescer. A pesquisa é de cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Segundo eles, no entanto, é necessário fazer mais testes antes da técnica ser aplicada em humanos.

 

Famosos

Professor Xavier – Personagem de quadrinhos da série X-Men criado por Stan Lee e Jack Kirby. Mutante, é considerado um dos mais poderosos psíquicos do universo Marvel. Ele também é mentor e fundador dos X-Men.

Homer – O pai da família Simpson, foi criado por Matt Groening para a Fox. Apareceu pela primeira vez na TV em 1987 e foi inspirado no pai do desenhista, que se chamava Homer Groening.

Vin Diesel – O ator norte-americano, conhecido por seu papel principal na série de filmes Velozes e Furiosos. Antes de estrelar como o fortão com carro tunado, ele tinha cabelo, mas grandes entradas. Então, optou por raspar tudo e ficou assim.

Marcelo Tas – O comunicador e apresentador do CQC tem careca bem conhecida. Ele declarou que desistiu de brigar com a calvície e raspou tudo quando percebeu que não tinha mais jeito.

Anderson Silva – O lutador de MMA ficou careca após usar um produto para alisar seu cabelo aos 18 anos. Foi quando decidiu raspar e nunca mais deixou os fios crescerem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;