Política Titulo Mauá
Donisete e Oswaldo ensaiam reconciliação

Após crise, atual prefeito de Mauá deve convidar antecessor para fazer parte do governo

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
04/03/2014 | 07:41
Compartilhar notícia
Tiago Silva/01.01.2013/DGABC


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), ensaia reconciliação com seu antecessor Oswaldo Dias (PT). Os dois têm mantido diálogo constante que pode recolocar o ex-chefe do Executivo no quadro de servidores públicos mauaenses. A relação dos petistas estremeceu em 2012, quando Donisete liderou manobra interna no PT que tirou a legenda de reeleição de Oswaldo para ser o candidato do partido na disputa pela Prefeitura na eleição daquele ano.

Em relação ao possível convite para retornar ao Paço, Oswaldo disse que está sempre à disposição para ajudar a atual administração. “Fico lisonjeado por essa lembrança. Mas acho que o Donisete está muito bem assessorado. Ele participou dos meus três mandatos (1997-2000, 2001-2004 e 2009-2012). Primeiro como vereador, depois como deputado estadual. Por isso conhece muito bem a cidade, é preparado”, elogiou Oswaldo.

O ex-prefeito disse que nunca deixou de conversar com Donisete e lembrou que o primeiro ato da reaproximação ocorreu no PED (Processo de Eleição Direta) do PT no ano passado, o qual elegeu Sônia Rodrigues para a presidência da sigla na cidade. “Fizemos a composição da chapa de unidade. Não tem nenhum obstáculo na nossa relação, estamos sempre conversando sobre política”, destacou.

Apesar disso, a influência de Oswaldo no Paço de Mauá foi minada desde que Donisete, o ex-vice prefeito e atual secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior, e o então presidente da Câmara e hoje chefe da Pasta de Serviços Urbanos, Rogério Santana, arquitetaram a retirada do direito de reeleição do ex-chefe do Executivo. Hoje, no primeiro escalão de Donisete, apenas a titular da Secretaria de Educação, Lairce Rodrigues Aguiar, tem ligação com Oswaldo.

No Grande ABC, o ex-chefe do Executivo poderia ter se tornado o único político a conquistar quatro mandatos de prefeito se tivesse disputado e vencido o pleito de 2012. Mesmo assim, mantém a postura republicana. “Acho muito fácil um ex-prefeito criticar o atual, por isso evito fazer comentários. Não tenho que me meter. É preciso dar um tempo para o governo do Donisete. Acredito que ele tem feito boas opções, como a do Transporte (nova licitação) e na Saúde, que tínhamos muito problema”, comentou.

Donisete confirmou o diálogo com seu antecessor, porém, disse que não há nenhuma definição. “Depois do Carnaval vamos retomar a conversa.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;