Economia Titulo Consumo
Ovos de Páscoa já são
encontrados no comércio

Chocolates chegam aos supermercados quase dois
meses antes da data; os itens estão 6% mais caros

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
24/02/2014 | 07:05
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Estamos a cinco dias do Carnaval e a oito da Páscoa e já é possível encontrar os tradicionais ovos de chocolates nas gôndolas e prateleiras de supermercados e lojas especializadas.

No entanto, para quem pensa que é cedo, as grandes fábricas de chocolates já iniciaram a produção desde o ano passado. A Nestlé começou a fabricação no primeiro semestre de 2013, sendo que 100% da produção fica pronta antes do Carnaval para início da distribuição logo após esse feriado. A Lacta iniciou sua produção em setembro e já tem ovos em pontos de vendas.

O que explica a exposição dos ovos cada vez mais cedo, segundo o gerente de marketing de Páscoa da Lacta, Maykon Vieira é o fato de o consumidor já estar se planejando para presentear seus amigos e familiares.

“O consumo forte dos ovos vai ser próximo da Páscoa, mas antes dessa semana temos período que chamamos de pré-Páscoa. Nela, o consumidor analisa quais opções ele quer, em relação ao sabor, marca e desembolso, conhecendo o produto. Ele pode não comprar especificamente os ovos, mas vai consumir itens de menor desembolso, como tabletes e caixas de bombons.”

EXPECTATIVA - Segundo dados da Abicab (Associação Brasileira da Índústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) somente nesse período do ano passado foram consumidos 280 mil toneladas, o que equivale a 80 milhões de ovos de Páscoa.

De acordo com o vice-presidente da associação, Ubiraci Fonseca, a indústria já espera um crescimento nas vendas nesse ano. “Não temos um número fechado, mas a expectativa do setor é de que sejam de 5% a 10% maiores.”

O diretor e presidente da rede de lojas Chocolândia, Osvaldo Nunes, também espera com ansiedade a principal data para o seu ramo de comércio. “A Páscoa é o nosso Natal. É uma data em que a única opção de presente é o chocolate. Nós vendemos cerca de 100 toneladas em todas as lojas no ano passado e esperamos vender 120 toneladas neste ano.”

Apesar do otimismo, Nunes já detectou alta nos preços em comparação com 2013. “Os ovos estão 6% mais caro, por conta de mão de obra e da própria inflação. Já as barras de chocolate mantiveram o preço.”

NOVIDADES - Alguns lançamentos já foram divulgados como destaque nesse ano. A Nestlé traz o ovo Classic Napolitano com tripla camada, sendo que a externa é de chocolate ao leite, o recheio é de frutas vermelhas e a interna é de chocolate branco.

A Lacta aposta nas marcas líderes de venda, como o Sonho de Valsa e Ouro Branco. O Bis ganha uma versão personalizada, o Bis Xtra, em que é possível colar adesivos na embalagem.

As marcas também apostam nos personagens infantis como Monster High (Lacta), Angry Birds (Lacta) Turma da Mônica (Garoto), Fuleco, o mascote da Copa do Mundo 2014 (Garoto) e Toy Story (Nestlé).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;