Setecidades Titulo
S.Caetano faz pré-natal de 12 meses
Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
31/08/2005 | 08:45
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano vai "esticar" o pré-natal, que mantém sob vigília médica as mulheres grávidas durante todo o período de gestação. A partir do dia 15, o acompanhamento vai durar um ano, e não os nove costumeiros meses. Iniciativa pioneira no país, o Programa Progesta 12 atenderá às futuras gestantes, que passam a ser monitoradas pelo menos três meses antes de o bebê ser concebido.

Um medicamento recém-lançado no mercado farmacêutico será distribuído gratuitamente às quase-mamães para diminuir as chances de mal formação do feto e de aborto espontâneo, além de agir no controle de hipertensão e diabetes. A diretora de Saúde de São Caetano, a ginecologista Regina Maura Zetone, diz que a nova medicação é rica em vitaminas e que estudos mostram que o "coquetel" pode evitar problemas típicos do início da gravidez. "O uso de vitaminas durante a gestação é amplamente divulgado. Mas essa dosagem específica, contida no novo medicamento, comprovadamente pode diminuir alguns riscos, como o de mal formação do feto, por exemplo."

Além de ser prescrito às mulheres que planejam engravidar, o medicamento também será usado pelas gestantes da cidade. Cada caixa da medicação custa, em média, R$ 30, e é suficiente para 30 dias. Hoje, informa a diretora, cerca de 700 grávidas se submetem ao pré-natal a partir do primeiro mês de gestação. Com a possibilidade se se realizar o acompanhamento precoce, a expectativa é que o atendimento alcance 900 moradoras de São Caetano.

"Já atendemos 100% de nossas grávidas. Agora, investimos no aconselhamento pré-concepcional para garantir a qualidade da gestação, reduzir a mortalidade e também a incidência de doenças durante o período. O pré-natal de 12 meses é, antes de tudo, uma política preventiva", avalia a diretora de Saúde.

Além da medicação, a mulher que pretende engravidar receberá dicas de alimentação e de como cuidar da saúde. Regina Maura acredita que hábitos mais saudáveis podem – e devem – ser cultivados antes da gravidez. "É mais fácil para futura gestante se acostumar com o novo ritmo de vida. Uma dieta rica em proteínas, sem alimentos gordurosos, além de exercícios físicos moderados, são alguns aspectos da nova rotina que a mulher vai adotar em pouco tempo."

O Progesta 12 será adotado pelas cinco unidades básicas de saúde, pelos três centros de especialidades e pelo Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), que será referência no atendimento do programa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;