Palavra do Leitor Titulo Artigo
Dez mandamentos do planejamento tributário
Vanildo Veras
diretor de Inteligência Fiscal da Datanil
08/02/2014 | 16:00
Compartilhar notícia


 A correria do fim do ano não lhe permitiu avaliar as possibilidades de tributação e identificar qual regime tributário pode ser mais favorável para sua empresa? Não precisa se lamentar! Dependendo do nível de organização da sua indústria, ainda será possível fazer o planejamento tributário para 2014, mas antes é necessário perceber valor nessa ação.

O planejamento tributário é prática essencialmente necessária para as empresas em razão das constantes mudanças nas leis. Trata-se de ação responsável, isso porque os administradores da empresa têm o dever de implementar boas práticas de gestão e estão obrigados a prestar contas, respondendo pelo resultado de sua gestão perante à sociedade e também a terceiros. 

Na sua elaboração devem ser observados os dez mandamentos abaixo:

1 – Crie grupo de trabalho com competências jurídicas, tributárias, contábeis, de inteligência fiscal e de gestão;

2 – Estabeleça cronograma de trabalho para que seja implementado no mês de janeiro de cada ano;

3 – Avalie as condições patrimoniais dos sócios, inclusive a participação em outras empresas e suas situações fiscais;

4 – Avalie as situações fiscal, contábil e legal da empresa objeto do planejamento;

5 – Envolva a alta direção no processo do planejamento tributário, atribuindo-lhes a responsabilidade de validar os dados e informações;

6 – Obtenha, da direção, informações confiáveis do cenário do negócio e dos planos estratégicos que serão implementados a curto, médio e longo prazos;

7 – Elabore diagnóstico contemplando todas as informações anteriores, levando em consideração as mudanças tecnológicas que afetam os processos do negócio;

8 – Elabore simulações com base no diagnóstico, comparando as possíveis formas tributárias: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional;

9 – Avalie o impacto, tomando como base a indicação do regime tributário e a organização legal da empresa identificado no mandamento anterior;

10 – Submeta o planejamento tributário à aprovação da direção e dê início às adequações e providências necessárias para implementar as ações nele definidas.

O planejamento tributário, também conhecido por elisão fiscal, é alternativa que poderá contribuir para que a empresa ‘pague menos impostos dentro da lei’. Espero que em dezembro você já tenha elaborado o planejamento tributário da sua empresa, pois ele certamente contribuirá com a sorte do seu negócio.

Palavra do leitor

Estiagem

 Ouvimos inúmeras reclamações e protestos quando, há alguns anos, uma empresa iniciou a instalação de dutos para abastecer com água de reúso nosso Polo Petroquímico, ocasionando transtornos em uma de nossas principais avenidas. Hoje, após a conclusão, a obra produz 1.000 litros de água de reúso por segundo, abastecendo todo o polo que, sem isso, estaria utilizando água potável em seus processos. Se hoje reclamamos pela falta de água em nossas residências, imagine sem esse projeto? Os benefícios perenes que a utilização da água de reúso trouxe para a sociedade e meio ambiente são infinitamente superiores aos finitos incômodos que atravessamos no passado.

Vanderlei A. Retondo

Santo André

Uniforme 

Mais um ano letivo inicia, e nossas crianças, mais uma vez, voltam com uniformes velhos. O prefeito de São Bernardo não forneceu neste ano, além dos uniformes, também o material escolar e os livros didáticos que, segundo a professora, não têm para todos, sendo que as crianças terão que usar esses livros em duplas ou trios. Altos impostos, investimentos desnecessários, como no Museu do Trabalho e do Trabalhador, e pais trabalhadores sem saber como dar conta das despesas escolares. Vamos nós, munícipes, analisar, neste ano, cada candidato antes de votar, e eleger alguém que realmente se preocupe com toda a população.

Maria Aparecida Chitto dos Reis

São Bernardo

Amigos 

Sabemos que política é jogo de interesses. É o caso mais recente no governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. A mulher do vereador Reginaldo Burguês, em cargo comissionado na Secretaria de Obras, como auditora de obras particulares, recebe R$ 5.515,20. Ela é engenheira? Tem alguma formação técnica? Antes de ser transferida, exercia a função de agente de assuntos governamentais, com ganhos de R$ 3.620,57. Foi procurada para se explicar, mas passa férias nos Estados Unidos. Como é bom ser aliado do prefeito. Que vergonha! Parabéns a este Diário. Sempre nos informando. 

Paulo Cesar de Resende

 São Bernardo

Resposta 

Em resposta à carta do leitor Carlos Alberto Oliveira (Dengue, dia 4), a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, informa que estamos há 17 semanas sem nenhum caso de dengue que tenha sido transmitido na cidade – referente ao fim de setembro e começo de outubro de 2013. Apesar de ser o período de maior ocorrência de casos, a municipalidade, junto da população andreense, tomou as devidas providências referentes ao correto controle do vetor da dengue. Dessa forma, conseguimos interromper a transmissão da doença no município. Quanto à água empossada e exposta ao sol, não oferece risco à saúde. O Aedes aegypti procura sempre por água sombreada e limpa. Sobre a manutenção, no que diz respeito à capina, poda de árvores e roçagem, o Departamento de Parques e Áreas Verdes, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, esclarece que fez a poda em 25.091 árvores e roçagem de 4,6 milhões de metros quadrados de mato em toda a cidade em 2013. 

Prefeitura de Santo André

Interino 

Diante da frustrada greve no Paulistão, orquestrada pelo Bom-Senso FC, vejo tal ideia como falta de bom-senso. O grupo foi criado para lutar pelos direitos dos jogadores no tocante a melhorias, tais como férias, pagamentos em dia, calendário nacional etc, e não para tomar as dores deste ou aquele jogador admoestado pela torcida. O ocorrido entre a torcida e jogadores do Corinthians já aconteceu no Palmeiras, São Paulo, Flamengo, enfim, com quase todos, e todos os casos foram resolvidos pelos próprios clubes. A verdade é que a incompetente diretoria do Corinthians mandou embora o Tite, um campeão, e trouxe o dublê de técnico Mano Menezes, cuja última atividade importante foi ser interino do Felipão, que aguardava o fim do contrato com o Palmeiras para assumir a Seleção. Aliás, falando em interinidade, não foi Mano Menezes que recusou-se a falar com o técnico Barezzi (na época do São Paulo) por ele ser interino? Pois é, um interino reconhece outro. 

Luiz Roberto Batista

São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;