Esportes Titulo Jogos de Inverno
Andreense representa o Brasil na Rússia

Edson Bindilatti é um dos quatro brasileiros que vão atrás do sonho nos Jogos Olímpicos de Inverno

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
04/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A temperatura dos últimos dias no Grande ABC beira o insuportável, mas nem todos os moradores da região tem do que reclamar. Edson Bindilatti, de Santo André, fugiu do forte calor e foi para o outro lado do mundo enfrentar justamente o oposto: a neve e o frio intenso da cidade Sochi, na Rússia, onde serão disputados a partir de sexta-feira os Jogos Olímpicos de Inverno.

Bindilatti é um dos 13 brasileiros que conseguiram vaga na competição – maior delegação da história. Ele compõe a equipe de bobsled de 4, ao lado de Edson Martins, Fabio Gonçalves e Odirlei Pessoni, que sonham em terminar entre os 20 primeiros colocados.

“Queremos conquistar a melhor posição que o bobsled já teve em Olimpíadas, que foi o 25º lugar, em 2006. Sabemos das condições do nosso material, inferior em relação aos concorrentes, mas os atletas estão bem preparados fisicamente e com muita vontade de chegar lá e fazer o melhor que podem”, comentou Bindilatti, referindo-se ao trenó do time brasileiro, comprado de segunda mão da equipe da Suíça e, ainda sim, não está entre os mais rápidos.

Antes de embarcar para a Rússia, Bindilatti foi surpreendido com um assalto, onde bandidos roubaram a sua moto. Nem isso tira a concentração do brasileiro, 34 anos, que competiu no atletismo nas provas combinadas (decatlo), disputou os Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City, em 2002 como pusher (o que empurra) e os de Turim, em 2006 como breakman (o que freia). Além disso, ele era o piloto do bobsled do Brasil em 2010, mas a equipe não se classificou para os Jogos de Vancouver.

Apesar de reconhecer a dificuldade, o técnico do time, Cristiano Paes, ex-morador de Santo André e que hoje toca a vida em Calgary, no Canadá, confia em bom desempenho do time brasileiro.

"O nosso desenvolvimento nessa temporada foi muito bom e os resultados comprovam isso. Levei a Fabiana (dos Santos, que forma dupla com Sally Mayara) para morar e treinar em Calgary e realizamos vários campings de treinamento com todos eles também no Canadá. Tudo isso ajudou para o desenvolvimento das equipes nesses últimos anos”, comentou Paes.

A disputa feminina de bobsled será realizada em 18 e 19 e a masculina nos dias 22 e 23. A partir de amanhã serão realizados treinos livres na pista de Sochi, enquanto que as atividades oficiais estão programadas para a semana seguinte. Todas as equipes precisam completar ao menos duas das seis descidas para obter a classificação para a competição.

Em 2002, em Salt Lake City, a equipe masculina do Brasil ficou na 27ª colocação na disputa do bobsled de quatro, melhorando duas posições em 2006. Já a participação de Fabiana e Sally é inédita para as mulheres brasileiras no bobsled.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;