Setecidades Titulo Mauá
Moradores do Jd.Oratório cobram lazer para jovens

Para vizinhos dos garotos afogados, tragédia poderia ser evitada se bairro oferecesse diversão

Por Fábio Munhoz
Natália Fernandjes
31/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Vizinhos dos cinco garotos mortos por afogamento em represa de Santo André, moradores do Jardim Oratório, em Mauá, cobram do poder público mais opções de lazer. Para eles, a tragédia ocorrida na quarta-feira poderia ter sido evitada se a cidade oferecesse mais opções de lazer, principalmente para os jovens.

A vendedora Eliane Aparecida Oliveira, 39 anos, afirma que, aos fins de semana, a garotada da região opta por brincar na rua. “É aí que surge o perigo. Além da falta de segurança, podem surgir as ideias perigosas, como foi a de nadar no Tancão da Morte.” Ela aponta como sugestão o modelo adotado na Capital, em que a população pode utilizar as piscinas dos CEUs (Centros Educacionais Unificados).

“As escolas de Mauá, geralmente, ficam abertas. O pessoal vai lá para jogar bola. Mas, no verão, a molecada quer brincar em piscina. Eles também têm direito a isso”, reivindica a dona de casa Vânia Inácio Martins, 49. Na opinião dela, a tragédia no Tancão da Morte deveria servir de alerta para que outros jovens fiquem longe de lá. “Até o nome é assustador.”

Além dos perigos de acidente, o estudante David Reis, 17, afirma que a falta de opções de lazer também expõe os jovens a outro tipo de riscos. “Nas ruas, o pessoal pode acabar se envolvendo com coisa errada”, alerta. “O poder público não oferece espaços apropriados e, infelizmente, os jovens acabam procurando alternativas mais perigosas”, acrescenta o líder comunitário do Oratório, João Lopes.

A Prefeitura de Mauá informa que a piscina localizada no Centro Esportivo Celso Daniel, ao lado do Paço Municipal, pode ser frequentada pelo público. Para isso, é preciso fazer cadastro e exame médico no local. Este ano foi o primeiro em que a área passou a ser aberta. O Executivo diz ter 100 espaços de lazer, entre quadras e campos de futebol, pistas de skate e academias ao ar livre.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;