Economia Titulo Oportunidade
Incubadoras de empresas da região têm oportunidades

Prefeituras abrem vagas em programas que apoiam empreendedores com ideias inovadoras

Leone Farias
do Diário do Grande ABC
29/01/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Por meio da Innova (Incubadora Tecnológica de Santo André), a administração municipal dá a largada, neste mês, para interessados em participar desse programa, que oferece suporte técnico (por exemplo, cursos e consultorias), e espaço físico a custo subsidiado para quem deseja desenvolver seus projetos e ganhar fôlego para sobreviver no início da atividade. Já a Incubadora Barão de Mauá, desse município, dará, em fevereiro, oportunidades para empresas nascentes que buscam esse tipo de auxílio.

No caso da Innova, o foco são apenas ideias inovadoras. Serão selecionados até o fim de abril 35 empreendimentos para uma pré-incubação, que consistirá de um curso intensivo que vai definir as 15 propostas mais alinhadas à iniciativa. A partir de maio, dez serão incubadas internas e cinco externas (que não receberão salas no espaço da incubadora).

Podem participar da seleção em Santo André empresários, estudantes e empreendedores com projetos de negócios em áreas que vão de novos materiais a meio ambiente, instrumentação, tecnologia de informação, química, petroquímica e tecnologia automotiva, entre outras.

Para se candidatar, o interessado deve acessar o site: https://innova.santoandre.sp.gov.br. As ideias serão avaliadas preliminarmente e aquelas que se enquadrarem no perfil serão pré-selecionadas e avaliadas pelo conselho consultivo. Os escolhidos participarão de workshop de capacitação para elaboração e aprimoramento do plano de negócios.

Na Innova, a prefeitura oferece subsídio para o funcionamento e os incubados, que permanecem no local por um ano e pagam taxa de locação por volta de R$ 20 o m² por mês. Esses recursos são revertidos para eles próprios por meio de cursos de capacitação e consultorias (por exemplo, em gestão, contabilidade, marketing, vendas, planejamento e administração), de incentivo à participação em eventos e de ajuda no plano de negócios. O programa dispõe de 11 salas (de 11 m²) equipadas com linha telefônica e internet.

Com a experiência, os pequenos empresários têm condições de se estabelecer, desenvolver produtos e uma carteira de clientes, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli. Atualmente, no local, estão nove incubados internos (projetos de aparelho odontológico, de uso hospitalar, de software de gestão previdenciária e de jogos educacionais, entre outros), que estão perto do término de seus contratos e devem deixar os espaços. “Vai haver uma renovação”, afirma.


Tanto no caso da Innova quanto na Incubadora Barão de Mauá, é importante que o interessado demonstre que seu projeto terá viabilidade econômica. A iniciativa mauaense, no entanto, é de uso misto, ou seja, não é voltada apenas a projetos inovadores, mas também a atividades tradicionais em estágio inicial como confecções e indústrias do plástico.

Esse programa abre processo seletivo em fevereiro. Há oportunidades para até seis empreendedores. O local conta com oito boxes de 90 m², dos quais cinco estão ocupados, restando, portanto, três, mas cada espaço pode ser dividido em dois de 45 m², dependendo do perfil da empresa selecionada. O escolhido tem de pagar R$ 7,50 o m² por mês, o que envolve apenas aluguel do espaço e taxa de água – nesse valor não estão incluídos os custos de cursos, consultorias e palestras, que são rateados entre os participantes.

Interessados devem ligar, a partir da semana que vem, para os telefones 4578-4548 ou 4576-5830.

MAIS TEMPO - O prazo de incubação é de dois anos, renovável por mais um para os que contemplem também inovação. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciomar Okabayashi, é para dar tempo de se buscar recursos em entidades de apoio à pesquisa.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;