Política Titulo Deputado Estadual
Pré-candidato, Zé Antônio quer dobrada com Reali

Vereador de Diadema terá concorrência de pelo menos dois petistas na disputa eleitoral

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
25/01/2014 | 07:09
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Disposto a reconduzir o PT de Diadema a ocupar assento na Assembleia Legislativa, o vereador José Antônio da Silva, o Zé Antônio, espera realizar dobrada eleitoral com o ex-prefeito e atual presidente do diretório petista local, Mário Reali, que a princípio era cotado para ser candidato a deputado estadual, mas está sendo orientado pelos correligionários a pleitear vaga na Câmara dos Deputados.

Derrotado na disputa pela reeleição ao Paço diademense em 2012, Reali encontrava resistência à candidatura a deputado no petismo local, mas ganhou fôlego após ele vencer o PED (Processo de Eleição Direta) em novembro. “O Mário me disse sobre o desejo de sair candidato a (deputado) federal. Quero desenvolver essa parceria com ele em Diadema”, disse Zé Antônio.

O parlamentar trabalha para ter apenas uma candidatura do PT ao Parlamento paulista na cidade, mas dificilmente isso vai acontecer. Ligado ao movimento estudantil, Renato Moreni Aires da Silva, o Renato do GEB, deve aspirar legenda novamente, assim como a ex-vereadora Irene dos Santos, da corrente Articulação de Esquerda.

Em 2010, os três pleitearam vaga na Assembleia Legislativa, juntamente com Joel Fonseca, que pode abrir mão da disputa neste ano para apoiar Zé Antônio.

Convicto de que terá legenda para se candidatar, o vereador deixará a liderança da bancada petista na Câmara, que retorna do recesso em fevereiro. Segundo ele, ainda não há definição de quem ocupará o posto.

“Estou trabalhando para consolidar apoiadores à minha pré-candidatura, apresentando minhas propostas para Saúde, Segurança e Educação”, disse o petista.

A definição das candidaturas a deputado será um dos principais desafios de Reali à frente do diretório do PT em Diadema.

A sigla, que corria risco de não ter nenhum representante de peso na eleição à Assembleia Legislativa, agora terá de definir a chapa de postulantes em 2014, que deve ocorrer até junho, quando ocorrem as convenções partidárias.

A candidatura do ex-chefe do Executivo à Câmara Federal redefine o cenário político da cidade, já que o projeto político estadual poderia levar os vereadores petistas a apoiarem nomes de outras cidades.

A cúpula do PT na região avalia que há pelo menos cinco nomes com potencial de vitória na disputa à Assembleia Legislativa: Luiz Turco (Santo André), Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira e Teonílio Monteiro da Costa, o Barba (São Bernardo), e Paulo Eugenio Pereira (Mauá).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;