Prefeito de S.Caetano quer afastar carros que não
têm destino na cidade para aliviar o tráfego pesado
O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), estuda a construção de túnel sob a Avenida Goiás para desafogar o tráfego local. A ideia do peemedebista é direcionar para a futura ramificação viária o trânsito de veículos que partem de Santo André da Avenida Dom Pedro II em direção à Capital pela Avenida Guido Aliberti ou vice-versa.
A Prefeitura está em fase de estudos de impacto, custos e viabilidade do plano. Entretanto, Pinheiro já garante que o túnel teria, pelo menos, duas faixas que fariam a ligação do trajeto diretamente, sem paradas. Para elaborar o possível empreendimento, o governo se inspira no complexo Viário Ayrton Senna, conjunto de três vias subterrâneas que compõem o sistema da região central de São Paulo.
“Não consigo parar de pensar no problema do tráfego da Goiás. Precisamos tirar isso de lá. Já melhorou bastante com a sincronização dos semáforos que fizemos, mas como Santo André ainda não fez, temos esse problema. Até por isso que estamos discutindo no Consórcio (Intermunicipal) a sincronização de maneira regional”, observou Pinheiro.
Para a assessora especial do Paço e filha do prefeito, Gica Pinheiro (PMDB), a obra é necessária. “Se faz uma obra necessária por conta do volume de prédios e o fato de hoje em dia as famílias terem mais de um carro. Quem quer ir a São Paulo ou a Santo André vai percorrer o trajeto por baixo. Sempre que se inaugura via ela já está defasada. Será um problema sem solução e não é de São Caetano nem do Brasil. É do mundo. Enquanto não se investir sério em transporte coletivo, vai ser assim”, declarou Gica.
Ponto positivo do projeto destacado por Gica é a falta de intervenções no paisagismo da Goiás. “É uma coisa muito valorizada pela população e não vamos alterar. Pelo contrário, terá mais arborização”, disse.
A proposta é encarada pelo Palácio da Cerâmica como plano B ao projeto de construir via paralela à Avenida Goiás, que seria sobreposta aos trilhos da Linha-10 Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O projeto foi anunciado em março do ano passado, com objetivo de também aliviar trânsito de uma das principais avenidas da cidade.
A CPTM ainda não se posicionou sobre o pedido de Pinheiro para avaliar a possibilidade de intervenção na linha férrea. “A CPTM não está dando respostas. Vão reformar a estação de trem de São Caetano. Vai ficar bonito, mas dificulta a intenção de fazer a via no local. Só estou esperando a CPTM dizer que não dá, então vou tocar essa alternativa. Outra opção é fazer rua paralela linha férrea. Do lado do bairro Fundação já tem uma rua, seria só estender. Mas esbarramos no custo de desapropriações”, externou o prefeito.
INVESTIMENTO
O Palácio da Cerâmica ainda não tem previsão de quanto custaria a construção da via subterrânea. Entretanto, o prefeito já definiu que, assim que tiver a formatação completa do projeto, vai recorrer ao governo federal para garantir o investimento. A intenção seria angariar a verba junto ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.
As finanças da Prefeitura ainda seguem prejudicadas pela herança de R$ 264,5 milhões de restos a pagar. “Nós já pagamos R$ 80 milhões, mas estamos contando com o básico. Só não deixamos de investir em setores básicos como a Saúde e a Educação”, disse a secretária da Fazenda, Merle Trassi.
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